in

Aulas De Informatica – Completo e GRÁTIS

aulas de informatica

Aulas de Informatica | Conceitos importantes

Utilidades da informática na sua vida

Nas Aulas de Informatica você aprendera sobre a rapidez na execução de tarefas na área da informatica, em função de sua grande capacidade de processamento de informações. 

  • Precisão na produção de informações (exatidão). 
  • Manipulação de grande volume de informações, sobretudo para  tarefas repetitivas. 
  • Organização do processo.

A máquina não faz tudo sozinha, ela precisa que você passe as informações adequadas. Você quem faz a ENTRADA DE DADOS utilizando um teclado, um mouse, um touchpad. Webcam e captura de áudio por um microfone também são considerados ENTRADAS DE DADOS

aulas de informatica1

Figura 1. Passos simplificados do funcionamento de um computador.

PROCESSAMENTO DE DADOS é feita pela CPU (Unidade Central de Processamento) representada pela placa mãe onde são conectados a memória principal (RAM) e os dispositivos de entrada e saída do computador (entrada de CV, DVD, USB, câmera, Mouse, Teclado). Já o Processador é responsável elemento responsável pela interpretação das instruções dos programas (software).

aulas de informatica3

Figura 2. Á esquerda exemplo de uma Placa-Mãe, ao centro de uma Memória RAM e á esquerda de um processador.

A SAÍDA DE DADOS são os equipamentos que devolvem a informação ao usuário, como o Monitor de Vídeo, a Impressora e as Caixas de som.

Uma outra forma de saída de dados é o ARMAZENAMENTO das informações em algum local ou rede específica e funcionam tanto como entrada como saída de dados. HD (disco rígido ou Hard Disk) é um disco de superfície magnética onde as informações são armazenadas e lidas. Os HD externos são similares aos HDs convencionais, com a diferença de que são portáteis, sendo conectados aos computadores através de cabo, somente no momento que o usuário precisa.

aulas de informatica4

Figura 3. Exemplo de um HD, responsável por armazenar dados.

CDs/DVDs/Blu-ray – antigamente chamados de discos óticos, são dispositivos usados para armazenamento de dados de pouca ou nenhuma atividade.

Pen drive – este equipamento é, atualmente, a mídia portátil mais utilizada pelos usuários de computadores. O que contribuiu para sua aceitação é o fato dele não precisar recarregar energia para manter os dados armazenados.

Cartões de memória – baseado na tecnologia flash, semelhante ao que ocorre com a memória RAM do computador, existe uma grande variedade de formato desses cartões, muito utilizados principalmente em câmeras fotográficas e telefones celulares.

Software x Hardware

Hardware é um termo que representa a parte física.Resumindo, é tudo que há de concreto (você pode tocar) num computador. 

Software é um termo representante dos elementos não concretos, e sim o que diz respeito à parte lógica usada no computador. São os chamados programas de computador. Um software pode fazer referência a apenas um programa de computador ou a vários programas para uma mesma finalidade. A esse último damos o nome de sistema. 

Por ser um equipamento eletrônico, o computador trabalha com impulsos elétricos ou eletromagnéticos (no caso dos HDs), que podem ser num determinado sentido ou no sentido oposto. Convencionou-se que esses dois impulsos seriam representados pelos algarismos 1 e 0. Cada um deles é chamado de bit.

É o acrônimo de Binary Digit.Trata-se da menor unidade da informação com a qual o computador trabalha.

A letra “A”, por exemplo, é representada por uma sequência de bits nesta sequência: 11000001. A esta sequência de oito bits damos o nome de byte.

Para sabermos medir o volume das informações que são armazenadas nos dispositivos (discos, memórias e outros), temos as seguintes ordens de grandeza(existem outras, mas citaremos as principais):

Tabela 1. O código binário – ordens de grandeza da informação

aulas de informatica5

Você já deve ter ouvido falar em algo mais ou menos assim: – “O HD do meu computador é de 500 Gbytes”. Isto significa que o disco deste computador comporta, no máximo, 500 Gigabytes de informações. Fazendo as contas, podemos dizer que cabem neste disco cerca de 500 bilhões de letras! (500 bilhões de bytes).

Arquivo

Um arquivo nada mais é do que um conjunto de informações que são rotulados (recebem um nome) e gravados em algum momento num dispositivo de armazenamento.

Arquivo é um “pacote” de informações afins. Todas as informações nos computadores são gravadas na forma de arquivos

Estes arquivos contêm dados que representam atributos de alguma entidade do nosso mundo real (exemplos: nome, data de nascimento, sexo, nome da mãe, data da compra no cartão de crédito, loja onde comprou, etc.). Normalmente essas informações são guardadas em bancos de dados.

Sistemas operacionais

Têm a função de administrar os recursos de um computador, gerenciando todas as atividades que são nele executadas.

Windows – é um sistema operacional (software) de código fechado. Concebido pela empresa Microsoft, é um sistema operacional muito difundido e utilizado no Brasil. 

Linux (e suas várias derivações) – muitas pessoas usam o Windows por uma questão de costume. O Linux também é de fácil operação e, ao longo dos tempos, tem sido cada vez mais usado e popularizado. Trata-se de um sistema operacional de código aberto, ou seja, as instruções dos programas podem ser alteradas visando aprimorar ou personalizar suas funcionalidades. 

Comandos do Teclado

A interação com o sistema operacional é feito com MOUSE e TECLADO

Tabela 2. Funções de algumas teclas do teclado. 

aulas de informatica6

Mouse e Touchpad

Instrumento mais utilizado nos computadores junto com o teclado. 

Confere movimento na sua seta de comando (cursor do mouse) aulas de informatica7e clicar nos diferentes botões conferem diferentes ações. O Botão esquerdo realiza uma ação, direito abre opções e a barra de rolagem desce/sobe documentos e el alguns casos confere zoom (No Word, Excel, Power Point, aperte Ctrl Rolagem para aproximar ou reduzir a proximidade da tela (Zoom in e Zoom out).

aulas de informatica8

Em notebooks é utilizado o Touchpad para realizar as mesmas funções do Mouse, infelizmente geralmente trabalhar com Touchpad é mais lento, então mesmo para quem utiliza notebooks, indicamos a compra de um Mouse.

Estas aulas de informática fazem parte do Curso de Informática Online do portal de cursos certificado cursos online e conta com emissão de certificado de conclusão opcional. Para conhecer o Curso completo CLIQUE AQUI.

Aulas de Informatica | Windows (Janelas)

Windows é o sistema operacional criado pela Microsoft Corporation que tem como principal características o uso de janelas para facilitar a utilização dos diversos aplicativos existente no sistema. Antes do conceito de janelas, os sistemas operacionais eram utilizados em modo de texto. 

Antes de iniciarmos você deve perceber que o Windows abres diversas caixas com conteúdo (chamaremos estas caixas de Janelas. Nestas janelas sempre existem três pequenos ícones no lado superior direito.aulas de informatica9

1° é o Minimizar aulas de informatica10.Ao clicar em Minimizar a janela será reduzida e aparecerá na faixa de Programas Abertos (Veja a Figura do Ítem 2.1) no tópico Área de Trabalho. Você pode reabrir o programa clicando sobre o seu ícone.

2° é o Maximizar aulas de informatica11. Ao clicar em Maximizar a janela será aumentada ocupando toda a tela do computador

3° é o Fechar aulas de informatica12. Ao clicar em Fechar o programa será fechado. É diferente de minimizar, pois em minimizar o programa continua aberto.

Quando o programa estiver “maximizado” o símbolo do meio muda para aulas de informatica14. Ao clicar neste ícone a janela de ocupação do programa passará de maximizado para um tamanho determinado, geralmente ocupando metade da tela do computador. Faça testes e acostume-se com estes botões.

Se você digitar Alt Barra de Espaço aparecerá uma caixa com as opções escritas. 

Você pode notar que, para fechar automaticamente o programa, basta digitar o 

atalho Alt + F4.

aulas de informatica15

Se você estiver em algum navegador, na internet, o atalho Alt Barra de Espaço abre outras opções, possibilitando a abertura de novas guias com novas páginas (Google Chrome) e diversas outras opções (Internet Explorer). Mas sempre com as Opções iniciais de minimizar, maximizar e fechar.

aulas de informatica16

Você pode mover a posição de uma janela clicando em qualquer local da Barra de Títulos, localizada ao lado no “minimizar”, localizado no Topo da janela.

aulas de informatica17

Área de Trabalho / DeskTop

É o local onde ficam inseridos os ícones de atalhos, cada um deles direciona para algum programa ou arquivo, a barra de tarefas que contém o Menu Iniciar , a barra Pesquisa, os Atalhos de Iniciação Rápida, os Programas Abertos naquele momento e Área de Notificação.Y

aulas de informatica18

Ao clicar com Botão Direito  em algum local da Área de Trabalho, aparecerão opções diversas. 

Clicar Botão Direito na área de trabalho.

Em Exibir é possível mudar o tamanho dos itens, organizá-los automaticamente e alinhá-los conforme á grade (se não estiver marcada com “V” o Windows não permite que você coloque o ícone onde quiser, ele mesmo “Ajusta” os ícones para não sobreporem).

aulas de informatica19

-Em Atualizar o Windows atualiza a área de trabalho

-Em Novo você pode criar uma Pasta ou Atalho

-Em Configurações de Exibição você será direcionado para uma série de Configurações para personalização do Windows.

Não falaremos de todas as opções existentes em Configurações de exibição, mas algumas são particularmente úteis.

Vídeo

aulas de informatica20

Energia e Suspensão

aulas de informatica21

Armazenamento

aulas de informatica22

Ícones 

Ícones são atalhos presentes na área de trabalho para agilizar a entrada em programas, pastas ou arquivos. Sempre que você utiliza muito um programa ou pasta é bastante útil criar um Icone.

Existem 2 procedimentos para Criar um Novo Ícone-Atalho

1°  BOTÃO DIREITO DO MOUSE na Área de trabalho 🡪 Novo 🡪 Atalho

aulas de informatica23

aulas de informatica24

Caso queira modificar a imagem do ícone siga os procedimentos a seguir:

BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O ICONE 🡪 Propriedade 🡪 Alterar Ícone 🡪 Escolha um Icone 🡪 OK

É possível baixar ícones pela internet utilizando a pesquisa do Google, ensinaremos esta parte em tópicos posteriores.

aulas de informatica25

Para aumentar ou diminuir o tamanho dos ícones pressione Ctrl Rolagem do Mouse

Estas aulas de informática fazem faz parte do Curso de Informática Online do portal de cursos certificado cursos online e conta com emissão de certificado de conclusão opcional. Para conhecer o Curso completo CLIQUE AQUI.

Menu Iniciar

menu iniciar

No Menu Iniciar estão diversos recursos disponíveis do Windows. Nele está contidos todos os programas instalados no computador e diversas ferramentas de manutenção do sistema.

No Windows 10 estes recursos estão organizados de A – Z facilitando encontrar o programa desejado.

Alguns dos conteúdos mais acessados são:

Acessórios do Windows, onde se localizam o Bloco de Notas, Internet Explorer, Paint, Windows Player e Word Pad. Basta utilizar a rolagem do Mouse para descer até o programa que desejar.

Outros recursos recorrentes são Calendário, Câmera, Excel, Power Point e Word. Comentaremos sobre alguns destes aplicativos em um tópico futuro.

aulas de informatica26

Ao lado esquerdo destes acessórios há algumas opções importantes. Algumas são menos frequentemente utilizadas ou acessadas de outras formas, mas podem facilitar sua vida no dia a dia.O 1° ícone te direciona para Alterar as Configurações de conta onde você pode cadastrar novos usuários do seu computador ou até mesmo bloqueá-lo. No 2° ícone você é direcionado para a pasta  “Documentos” do seu Windows Explorer (falaremos mais dele em outro tópico), o 3° Ícone te direciona para a pasta Imagens, o 4° abre configurações do Windows (comentaremos mais sobre este no tópico a seguir). O último ícone é bastante utilizado pois é o botão para desligar o notebook/computador. 

aulas de informatica27

Configurações do Windows

Em configurações aulas de informatica28 do Windows (veja o tópico anterior) existem diversas opções úteis para você, algumas delas são particularmente interessantes. Mostraremos as mais úteis para se aprender neste curso.

 Sistema

Vídeo: Modifica configurações diversas como alterar tamanho de vídeo e ícones (Reveja o tópico Video)

Som: Modifica configurações de som

aulas de informatica29

Notificações: Permite que o Windows te notifique no caso de ocorrer modificações para os programas selecionados.

aulas de informatica30

 Dispositivos 

Geralmente, quando inserimos um pen-drive, um cabo de impressora, um novo mouse ou teclado, o Windows reconhece automaticamente estes dispositivos. No entanto, em alguns casos, é necessário adicionar o dispositivo manualmente. Em Bluetooth você pode adicionar um Bluetooh e em Impressoras e Scanners você pode adicioná-los também. Basta clicar em Adicionar e o Windows buscará o dispositivo (obs: dispositivos com conexão via cabo devem estar conectados ao notebook). 

aulas de informatica31

Em Touchpad é possível desabilitá-lo ou aumentar/diminuir a velocidade do cursor.

aulas de informatica32

Telefone 

Você pode sincronizar o seu smartfone com o computador, assim, caso você configure, seus aplicativos do telefone estarão linkados com o computador.

Rede e Internet

Quando a Internet surgiu, muitas vezes tínhamos que conectar á internet de maneira manual. Nos dias atuais se tornou rápido e prático qualquer conexão. Se utilizar de conexão via cabo ou fibra ótica, basta selecionar a rede e inserir login e senhas. Caso você utilize de WiFi, ao clicar em Mostrar redes disponíveis aparecerá uma caixa ao lado direito da tela com as redes disponíveis. Acesse clicando em conectar e insira login e senhas (ficaram salvos, logo você precisa fazer este procedimento apenas uma vez, até que a senha ou login sejam modificados)

aulas de informatica33

Uma opção útil é ativar o modo avião, para poder utilizar o computador em viagens

aulas de informatica34

Personalização

A maioria das pessoas gostas de personalizar o computador, deixando-o bem apresentável. 

Em Tela de Fundo você pode mudar a imagem que aparece na área de trabalho. Se desejar que a imagem modifique em intervalos de tempo você pode escolher “Apresentação de slides”

aulas de informatica35

Em cores você pode modificar o Layout do Windows para diversas cores

aulas de informatica36

Nos Windows mais recentes, antes de digitarmos o login/senha do notebook aparece uma tela inicial chamada de Tela de Bloqueio, cuja imagem pode ser alterada. O mesmo procedimento pode ser feito com os temas do Windows

aulas de informatica37

Em Temas você ainda pode fazer outras alterações como mudar sons do Windows (barulhos que o Windows faz quando você entra/desliga o Windows, exclui itens da lixeira etc e a mudar o Cursos do Mouse.

aulas de informatica38

Em Fontes você pode aumentar o tamanho das letras do seu Windows de modo geral, ou trocá-la para uma fonte que lhe agrade. 

aulas de informatica39

Em Iniciar a Barra de tarefas o Windows disponibiliza diversas opções para você ativar ou desativar. Vale a pena conferir algumas destas opções, com o tempo você entenderá quais delas serão mais úteis para você manter ativado.

Barra de Atalhos

É possível inserir ou retirar ícones na barra de atalhos.

Alguns não são muito úteis ou são pouco utilizados e acabam por apenas poluir a sua Área de Trabalho. Cabe a você perceber quais são os programas mais utilizados e mantê-los ou não.

Ao clicar com Botão Direito do Mouse no lado esquerdo da barra de atalhos, aparecerá diversas opções escrito “Mostrar” e um “V” antes do nome. Cada um habilita um ícone que aparecerá em algum local na barra de atalhos ou na área de notificação. Você pode desabilitar qualquer um clicando sobre e perceberá que o V irá sumir.

aulas de informatica40

Cortana é o assistente virtual do Windows 10

aulas de informatica41

Visão de tarefas é um ícone que organiza todos seus arquivos abertos ao fundo para melhor visualização

aulas de informatica42

Pessoas na barra de tarefas é útil para conversas com outros usuários linkados a seu computador

Espaço de Trabalho do Windows Link habilita algumas funções e permite que você tire uma foto da tela de seu computador e faça mudanças como inserir anotação. Particularmente útil quando queremos explicar algo ou fazer tutoriais sobre determinados assunto.

aulas de informatica43

Por fim, quem nunca sofreu quando seu teclado começou a falhar e entrou em desespero. Para isso o Windows tem a função de teclado virtual onde você pode, com o mouse, digitar palavras. O teclado virtual aparece após clicar no ícone ou digitando “teclado virtual” em pesquisar.

aulas de informatica44

Área de Notificação (canto inferior esquerdo da área de trabalho)

Na área de notificação terão as opções de mudar a linguagem do seu computador, data e horas e poderão aparecer aplicativos conforme você instala ou habilita aplicativos no Windows

aulas de informatica45

Aulas de Informatica | Windows Explorer (Explorador do Windows) 

aulas de informatica46

Acessando o Explorador 

É um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.

O Windows é organizado em Pastas. Dentro das Pastas existem arquivos utilizados por programas. Cada programa tem seus próprios arquivo. Geralmente o Ícone do Windos Explorer aparece na Barra de Atalhos.

aulas de informatica47

Caso não esteja, você pode clicar com botão direito no Menu Iniciar e clicar em Explorador de Arquivos.

aulas de informatica48

Outra maneira de acessar é digitar Explorer ou Explorador no Botão Pesquisar do Desktop. Você verá o ícone e basta clicar sobre ele.

aulas de informatica49

O mesmo procedimento pode ser feito para encontrar alguma pasta ou arquivo, no exemplo abaixo procuramos pela pasta Games

aulas de informatica50

Funcionamento do Explorador

Os novos Windows possuem algumas pastas padronizadas. As pastas de acesso rápido são aquelas onde, em um clic, você será direcionado a elas: Área de Trabalho, Downloads, Documentos, Imagens.

Mais abaixo você encontrará a grande pasta Este Computador. Ao entrar nesta pasta você pode ir para C: C: é um diretório onde se localizaram todos os seus arquivos e pasta. Note que, dentro do C:, existem diversas pastas com coloração amarelas.

Você pode acessar cada uma clicando sobre o ícone amarelo e perceberá que aparecerá as pastas e/ou arquivos presentes dentro dela. Neste Exemplo, ao clicar na pasta Games apareceram 3 sub-pastas (você acessar a cada uma) e dois arquivos. 

aulas de informatica51

aulas de informatica52

Tipos de Arquivos 

Ao clicar nos arquivos você irá abrir seu conteúdo, que pode ser um aplicativo de programa (cuja extensão é .EXE – ao clicar 2 vezes com o botão direito do mouse, o programa irá abrir), um arquivo de texto editável (documento do Word por exemplo, com extensão .DOC), um arquivo de texto não editável (documento em .PDF) por exemplo, um arquivo de dados (arquivo .XLS do Excel), uma apresentação (arquivo PPT do Power Point), um arquivo de imagem (.JPG, .TIF, .PNG) etc.

Alguns arquivos de sistema do Windows você não pode acessar, mas de modo geral, você pretende acessar apenas documentos e programas de uso pessoal.

Ícones dos Arquivos são baseados em suas extensões

Sempre que se tratar de um arquivo, você perceberá um ícone diferente antes do arquivo. Este Ícone representa a Extensão do Arquivo. Extensão, basicamente, é o que o arquivo significa. Um arquivo com nome Texto.doc significa que pode ser aberto com um programa capaz de “Ler” e acessar este tipo de arquivo (o Word tem esta função). 

aulas de informatica53

Visualizando informações sobre os Arquivos

Os novos Windows permitem a você visualizar a Extensão do Arquivo (ou outras opções de cada arquivo) clicando na barra de títulos da pasta com Botão Direito do Mouse e em “Mais”. Em seguida basta selecionar o conteúdo que deseja saber dos arquivos, neste caso escolhi Extensão do Arquivo. Veja a diferença com e sem esta opção estar selecionada.

aulas de informatica54

aula de informatica 2

Criando Novas Pastas

  1. Selecione a Pasta onde deseja inserir a nova pasta
  2. Com Botão Direito do Mouse clique dentro da pasta em qualquer local
  3. Digitar o nome da pasta e teclar Enter.

aulas de informatica55

Copiando e Colando Pasta ou Arquivo existente para outra Pasta

  1. Selecione a Pasta onde deseja inserir a nova pasta: Ctrl C
  2. Selecione a Pasta de destino: Ctrl V

aulas de informatica56

Movendo Pastas ou Arquivos p/ outra Pasta (cuidado pois a pasta se perde no local de origem)

Selecione a Pasta onde deseja inserir a nova pasta: Ctrl X

Selecione a Pasta de destino: Ctrl V

Ou

Clique e segure o Botão Esquerdo do Mouse na Pasta ou arquivo e arraste para a pasta de destino. Apesar de ser possível tal procedimento, é mais demorado

Renomeando Pastas ou Arquivos

Clique com botão direito na Pasta ou Arquivo e em Renomear

aulas de informatica57

Excluindo Pastas ou Arquivos (no caso de pastas, todo o conteúdo será deletado)

  1. Selecione a pasta ou arquivo
  2. Aperte DELETE e OK

Ao ser excluído o conteúdo vai para a lixeira (se o arquivo ou pasta for muito grande o Windows pode excluí-lo permanentemente sem ir para a Lixeira).

Você pode acessar a Lixeira na Área de Trabalho com 2 cliques com Botão direito do Mouse e ver os arquivos existentes dentro dela. 

aulas de informatica58

Para Excluir o arquivo permanentemente, selecione-o e aperte DELETE.

Para Excluir todos os arquivo permanentemente, clique com botão direito no ícone lixeira e em Esvaziar Lixeira.

aulas de informatica59

OBS: algumas pastas e arquivos de sistema do Windows Não podem ser excluídos, o próprio Windows barra as exclusões. Sugerimos que você exclua SOMENTE arquivos e pastas pessoais.

Aulas de Informatica | Aplicativos úteis 

Dentre os aplicativos disponíveis pelo Windows alguns dos mais utilizados inicialmente (todos são uteis mas os usuários geralmente substituem alguns por outros mais completos) vale a pena conferir os aplicativos a seguir. Todos você pode digitar o nome em pesquisar ou utilizar o Menu Iniciar.

Calculadora

Ao abrir a calculadora abre uma calculadora comum, mas você pode habilitar a Calculadora Científica, muito utilizada em Cursos de Exatas. Com tempo de aprendizado, o Excel substitui praticamente todas as funções da Calculadora, inclusive sendo mais rápida de se trabalhar.

aulas de informatica60

Calendário

Aqui você pode organizar a sua agenda e inserir tópicos em datas e horários.

aulas de informatica61

Alarme e Relógio

Você pode utilizar seu computador para acordá-lo ou realizar sons após determinado tempo (temporizador), bastante útil para apresentações

aulas de informatica62

Câmera

Tire fotos ou faça gravações para começar a trabalhar com esta ferramenta. No futuro, caso goste, aprenda a trabalhar com diferentes programas para gravações mais avançadas.

Excel

Uma das mais úteis ferramentas já criadas, capaz de realizar diversas funções e é, junto com o Word, o software mais utilizado no mercado de trabalho, porém exige certo conhecimento e temos um Curso voltado para este software

Paint 3d

Evolução do Paint Brush, muito divertido e útil para quem deseja aprender a trabalhar com imagens.

aulas de informatica63

Power Point 

A mais conhecida ferramenta para realizar apresentações. Possui ferramentas semelhantes ao Excel e Word, porém possui parte específica de Design, Transições entre Slides e Animações. Para o iniciante, e mesmo para muitos profissionais especializados, é a ferramenta ideal para apresentar slides, gravar vídeos, preparar aulas e palestras. 

aulas de informatica64

Guia Arquivo: Salvar ou Carregar Arquivos

Guia Página Inicial: Inserir novos slides, modificar seu Layout, inserir e formatar textos, Inserir símbolos

aulas de informatica65

Guia Inserir: Permite que você utilize imagens de diversas maneiras, introdução imagens em 3D, crie fluxogramas muito interessantes em SmartArt (veja a seguir). Você também pode melhorar a qualidade do texto em WordArd (veja a seguir), inserir símbolos, vídeos e áudio na sua apresentação.

aulas de informatica66

aulas de informatica67

Guia Design: Mude a formatação do slide rapidamente com algumas opções do programa crie sua própria formatação

aulas de informatica68

Guia Transições: Cria diferentes efeitos gráficos quando você muda de um Slide para outro. Utilizar esta ferramenta irá impressionar muitas pessoas.

aulas de informatica69

Guia Animações: Cria efeitos aos textos e imagens inseridas dentro do Slide, muito útil e importante em apresentações.

aulas de informatica70

Guia Apresentação de Slides: Diversas configurações para você personalizar ainda mais sua apresentação. É possível gravar a apresentação com sua voz em “Gravar apresentação de slides”.

aulas de informatica71

Guia Revisão: Permite que você corrija erros, mude o idioma de palavras e troque palavras repetidas com o dicionário.

aulas de informatica72

Guia Exibir: Confere alguns modos diferenciados para você visualizar sua apresentação. 

aulas de informatica73

Word

Ferramenta de textos mais completa da atualidade. Também exige um curso completo, no qual você pode participar e aprender a ter mais eficiência e utilizar todas as potencialidades deste programa.

Estas aulas de informatica fazem parte do Curso de Informática Online do portal de cursos certificado cursos online e conta com emissão de certificado de conclusão opcional. Para conhecer o Curso completo CLIQUE AQUI.

Aulas de Informatica | Internet

Acesso à internet 

A Rede Mundial de Computadores, a Internet, propicia uma gama enorme de opções em termos de entretenimento, pesquisa e comunicação. Saber navegar corretamente e utilizar esses meios é fundamental nos dias de hoje.

Existem várias formas de conectar-se a internet. Entre as mais utilizadas atualmente estão a conexão por banda larga, fibra ótica, e wireless (sem fio). É comum que os técnicos em informática deixem o computador pronto para o acesso.

Para conectar a uma rede sem fio, clique no ícone na área de notificações (canto inferior esquerdo da Área de Trabalho).

Escolha a rede desejada e clique em conectar. Você terá que digitar o Login e a Senha no 1° acesso, após isto, a rede entrará automaticamente sempre que encontrada, caso você clique no quadradinho de Conectar Automaticamente

aulas de informatica74

Rede banda larga e fibra ótica os procedimentos são os mesmos. Sempre que instalamos a internet pela 1° vez, a empresa contratada irá informar quais procedimentos iniciais para iniciar a conexão. Peça para já deixarem habilitado a Wireless para evitar transtornos.

Navegando com Internet Explorer

Digite Internet Explorer em Pesquisar, clique com botão direito no ícone e em Fixar na Barra de tarefas. O ícone ficará disponibilizado na Barra de Programas Abertos como na imagem abaixo, facilitando futuros acessos.

aulas de informatica75

Geralmente a 1° Página que aparece após clicarmos no Internet Explorer é a página do Google

Barra de Endereços Barra de Pesquisa

aulas de informatica76

Voltar e Avançar

Muitas vezes abrimos diversas páginas e temos que voltar para a página anterior ou avançar para próximas páginas já abertas.

Barra de Endereços

Para entrar diretamente em uma página da internet, é necessário digitar o nome da página com www. Por exemplo, www.nomedapagina.com.br.

Atualmente, se você digitar o nome da página e clicar Enter, será redirecionado para diversas páginas com nome semelhante, através de pesquisa pelo Google. Ao digitar youtube por exemplo, veja o que acontece:

aulas de informatica77

Você vai notar que existem textos em Preto e textos em Azul. Geralmente textos em azul são “LINKs”. Link é uma ligação da página atual com outra página. Ao clicar em um LINK você é direcionado para esta outra página. Ao clicar em YouTube na imagem acima, somos encaminhados á página do YouTube.

aulas de informatica78

Barra de pesquisa e Barra de Pesquisa do Google

Digite o assunto que deseja pesquisa e o Google lhe mostrará diversas opções de sites com informações das mais diferentes

Página Inicial

Volta para a sua primeira página

Favoritos

Você pode deixar salvo suas páginas favoritas.

Nova Guia

Aqui você pode abrir uma nova aba/guia. Assim é possível abrir várias páginas ao mesmo tempo. 

Navegando com Google Chrome 

O Google Chrome se tornou a principal ferramenta de acesso á internet. Semelhante ao Internet Explorer tem as mesmas funcionalidades, porém com ícones um pouco diferentes, mas nada que prejudique o entendimento e utilização. Hoje em dia, os novos computadores já vem com o atalho do Google Chrome (basta digitar Google na sua área de trabalho).

aulas de informatica79

Uma vez na página do Google, você pode fazer pesquisas de textos, imagens, mapas e vídeos rapidamente. Basta clicar em um dos LINKS disponíveis abaixo da aba de ferramentas (Veja a seguir)

aulas de informatica80

Meu 1° e-mail 

Cadastro e página inicial do e-mail:

Para se cadastrar na internet e ter um correio eletrônico, por onde receberá e enviará e-mails você pode utilizar diversos sites diferentes. Recomendamos o Gmail, o Yahoo e o Outlook. Neste tutorial mostraremos como você pode cadastrar um novo e-mail

1° Digite www.gmail.com na barra de endereços e clique em Criar conta

 

aulas de informatica81aula de informatica 3

2° Coloque seu nome e sobrenome e crie um “Nome de Usuário”. Como sugestão, indicamos um nome pequeno, por exemplo SeuSobrenome_seunome. Se você se chama Juliana Lopes Silva, poderia ficar silva.jl ou silva.juliana ou julianasilva (apenas exemplos).

Caso o nome de usuário já exista o Google lhe dará sugestões baseado no seu nome.

Crie uma senha (anote em local onde só você tem acesso) e confirme repetindo a senha.

Uma vez no e-mail você terá acesso á Caixa de Entrada (local onde ficam seus e-mails), Enviados (local onde ficam os e-mail que você enviou) e Rascunho (local onde ficam e-mails que você começou a escrever mas não enviou).

Em aulas de informatica82 você pode começar a escrever um e-mail

aulas de informatica83

Enviando E-mail

Sempre que for enviar um e-mail, digite o nome do e-mail corretamente, inserindo o símbolo @ (arroba) no local correto. Cuidado para não confundir ponto, underline (_), e não dê espaço durante a digitação do e-mail. Preste atenção pois o final do e-mail geralmente é .com ou .com.br. Caso digite erradamente o e-mail não chegará ao destino.

Você pode mudar a letra, inserir anexos (arquivos), links, emoticons antes de enviar. Para enviar, clique em Enviar.

aulas de informatica84

Youtube

O YouTube se popularizou como um dos sites mais acessados no planeta. Voltado para vídeos postados pelos próprios usuários, basta entrar em www.youtube.com ou somente youtube.com para acessar á página. Na barra de pesquisa digite o texto que deseja e o youtube fará uma busca de vídeos.

 

aulas de informatica85

Social Media 

Social Media (ou mídia social) são sites que promovem interação entre as pessoas, seja por vídeos com comentários seja com conversas diretas e postagens. Você pode adicionar amigos, entrar em grupos de discussão, postar fotos e textos sobre seu dia e até agendar reuniões. Você pode entrar em grupos da sua cidade, escola, trabalho e compartilhar informações. É possível criar conteúdos, semelhante ao YouTube e postar nestas redes. O próprio YouTube é considerado uma Social Media, e muitas pessoas atualmente postam conteúdos e lucram com as propagandas inseridas em seus vídeos. 

aulas de informatica86

Para você que está começando, talvez seja mais interessante entender sobre estas plataformas, se acostumar com as postagens para, no futuro e caso se interesse, aprender mais sobre este ramo da internet.

Cuidado com suas postagens, a internet é muito rica e vasta, mas as vezes as pessoas se expõem postam comentários racistas, sexistas, fazem discursos de ódio e notícias falsas. Lembre-se, assim como no dia a dia, cordialidade e respeito ao próximo nunca é demais. Além disso, qualquer empresa pode acessar seu Facebook e/ou outros canais de comunicação da internet e averiguar, ou pelo menos ter uma noção, de que tipo de pessoa você é, e se irão te contratar ou não.

Estas aulas de informática fazem parte do Curso de Informática Online do portal de cursos certificado cursos online e conta com emissão de certificado de conclusão opcional. Para conhecer o Curso completo CLIQUE AQUI.

Conteúdo ocultar

Você gostou?

3 points
Upvote Downvote

Total votes: 3

Upvotes: 3

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Aulas de excel

Aulas de Excel Básico 2016 – Completo e GRÁTIS

5 Dicas de Fotografia