in

O que é eletricidade? Entenda tudo [2020]

O que é eletricidade

O que é eletricidade ?

Hoje em dia é quase impossível imaginar as nossas vidas sem eletricidade, não é mesmo? Ela está presente em diversos momentos do nosso cotidiano, como quando acendemos uma lâmpada ou ligamos o chuveiro, mas também está presente na natureza, como as descargas elétricas. 

A eletricidade é o principal tipo de energia existente e é muito confundida com a energia elétrica. No entanto, seu conceito é muito mais amplo e abrange uma gama de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.

Seu nome vem da palavra grega Eléktron, em referência ao âmbar, resina fossilizada proveniente de algumas árvores. Quando eles perceberam que o atrito entre o âmbar e a pele de alguns animais adquire a propriedade  de atrair pequenos corpos, começaram a estudar os fenômenos de origem elétrica.

Hoje vamos explicar o que é eletricidade, de onde ela surgiu e quais são os seus principais tipos, acompanhe este artigo ate o final e entenda o que é eletricidade.

Mas afinal o que é eletricidade?

A Eletricidade é um ramo da Física que estuda quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. Seu termo é muito abrangente e se refere a uma série de efeitos físicos.

Existem inúmeros termos ou expressões com nomenclatura própria usados para se referir à eletricidade em situações específicas como: energia elétrica, potencial elétrico, carga elétrica ou eletromagnetismo.

A energia elétrica, por exemplo, é a energia armazenada, transportada ou distribuída na forma elétrica. Uma característica muito interessante é que ela é invisível, inodora e não faz barulho, pelo menos não em sua forma natural. 

Ela só é percebida quando é transformada em luz, som, calor ou movimento, e por isso ela é tão perigosa. Ao mexer em redes elétricas, tenha muito cuidado pois se uma quantidade de energia elétrica percorre nosso organismo ela pode ser letal ou causar grandes estragos ao nosso corpo.

O mais incrível é que a eletricidade de forma geral permitiu ao homem realizar feitos maravilhosos e que são muito úteis no nosso dia a dia como a lâmpada elétrica. Essa criação incrível permitiu que o homem conseguisse realizar atividades transformando a sociedade e o modo de viver completamente.

Como a eletricidade surgiu?

como a eletricidade surgiu

Apesar da descoberta de Tales de Mileto de que o âmbar atraía pequenos fragmentos ao ser friccionado com lã de carneiro, foi só séculos depois que os estudos sobre a eletricidade ganharam força. 

Primeiro foram as contribuições do inglês William Gilbert, que publicou um estudo e começou a utilizar a palavra eletricidade com maior frequência. Algumas décadas depois Otto von Guericke aprofundou os seus estudos em eletroestática.  

Desde então cada vez mais as formas de geração, transmissão e uso da eletricidade têm se aprimorado.

Quais são os tipos de eletricidade

Quais são os tipos de eletricidade

Os estudos na área da eletricidade são divididos em:

Eletricidade física

A eletricidade física é baseada no estudo das cargas elétricas originadas da eletrostática e da eletrodinâmica. Enquanto a primeira estuda a energia em repouso  a segunda estuda a energia em movimento. 

Eletricidade estática

A eletricidade estática estuda as cargas elétricas em repouso, ou seja, a eletricidade que está em equilíbrio. Ela abrange conceitos como força eletrostática, campo e potencial elétrico.

Encontramos a eletricidade estática em diversos fenômenos comuns na natureza, como quando o cabelo fica elétrico ou nos raios, que é um enorme choque elétrico causado pelo acúmulo de eletricidade estática nas nuvens.

A maioria das pessoas já experimentou a eletricidade estática também quando recebe uma descarga ao encostar em determinados objetos.

Eletricidade magnética

A eletricidade magnética estuda a relação entre a eletricidade e o magnetismo. Enquanto o magnetismo tem a capacidade de atrair corpos, a eletricidade possui um efeito magnético pois está sujeita a condutores que permitem a sua movimentação.

Alguns aparelhos muito importantes só existem por causa da evolução nos estudos sobre o Eletromagnetismo. Alguns deles são: cartões magnéticos, transformadores de tensão, motores elétricos, antenas de transmissão de dados, forno micro-ondas, entre outros.

Eletricidade dinâmica

A eletricidade dinâmica é o oposto da eletricidade estática, pois está em constante movimento. Ela se refere à corrente elétrica e aos circuitos elétricos  com os seus componentes, como geradores e resistores.

O principal tema de estudo da eletricidade dinâmica é a corrente elétrica, pois ela é a carga elétrica que está em movimento. Na eletricidade dinâmica suas cargas elétricas estão em movimento de um átomo para outro, buscando um pólo com maior potencial, para outro de menor potencial . 

O movimento da eletricidade dinâmica é como um trem em movimento, que quando se desloca, leva os demais vagões consigo. Quando um elétron se movimenta, ele obriga os demais a se movimentarem também.

Perguntas e respostas sobre eletricidade

  • Qual o material que mais conduz eletricidade?

Os melhores condutores da eletricidade são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, por exemplo, permitem que os elétrons fluam com facilidade. Por isso, são usados metais como o cobre, o alumínio e o estanho na fabricação de fios elétricos.

Na temperatura ambiente, no entanto, o material melhor condutor elétrico ainda é a prata. Ela tem condutividade elétrica de 108% contra 100% do cobre ; 70% do ouro e 60% do alumínio.

  • O que é mais caro gás ou eletricidade?

Esta resposta depende dos hábitos dos consumidores e das taxas e impostos de cada região. No entanto, um chuveiro a gás, por exemplo, poderia ser mais econômico, pois seu metro cúbico é mais barato que o kWh da conta de luz. Mas o chuveiro a gás demora mais tempo para aquecer a água, ficando mais tempo ligado. Já com os chuveiros elétricos, ao reduzir sua abertura para ter água mais quente, acaba acarretando em economia de água.

O aquecimento elétrico pode parecer mais caro, porém existem inúmeras formas de torná-lo mais rentável se bem utilizado.

A eletricidade está presente em todos os aspectos em nossas vidas. É através dela que conseguimos usufruir de inúmeros benefícios da tecnologia e somos extremamente dependentes da energia elétrica.

Ela demorou muitos séculos para ser aprimorada e chegar até às nossas casas, mas hoje é fundamental para tudo em nosso dia a dia, entenda mais sobre o que é eletricidade na plataforma de cursos online da Certificado Cursos Online.

Saiba mais sobre eletricidade conhecendo nosso Curso Gratuito De Noções De Eletricidade CLICANDO AQUI.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

direção defensiva

O Que é DIREÇÃO defensiva? Saiba Tudo [2020]

o que é plano de negócios

O que é Plano de Negócios? Faça o Seu em Apenas 7 Passos!