in , , ,

Persona: é essencial escolher corretamente

Persona é essencial escolher corretamente

Antes de iniciar qualquer tipo de negócio, é essencial conhecer o público-alvo e montar uma persona baseada neles, pois, com isso, a comunicação será muito melhor

Se a empresa não souber com quem está lidando e não conhecer os gostos do público, ela, na verdade, estará falando com ninguém.

Criar uma persona é a melhor maneira de qualificar leads porque, quando a empresa conhece o perfil do consumidor, assim como seus interesses, as estratégias fluem mais organicamente.

Quando a persona é definida, as campanhas criadas podem ser melhor direcionadas, fazendo, assim, com que o número de clientes aumente consideravelmente.

Por isso, este artigo explicará o que é a persona de uma empresa, para que ela serve e também como é possível criar uma da maneira mais adequada.

Por fim, explicará a importância de escolher a persona do negócio corretamente, seja ele do segmento de embalagem de papel para roupas ou qualquer outro.

Entenda para que serve uma persona

A maioria das pessoas deve conhecer o famoso público-alvo, mas quando as empresas fazem pesquisas com o intuito de conhecer mais o perfil dos seus clientes, eles montam o que é chamado de buyer persona.

A persona de uma empresa é como se fosse um personagem semi-fictício que foi criado com base nos dados recolhidos sobre os clientes de um negócio.

Para fazer uma, deve-se dar um nome a ela, idade, sexo, criar hobbies, profissão, ocupações, nível acadêmico, entre muitas outras características.

As informações sobre esta persona devem ser extremamente bem detalhadas, tendo até mesmo informações sobre os seus hábitos e os seus problemas do dia a dia.

Depois que ela for criada, será possível ter uma noção melhor dos tipos de públicos que a empresa de venda de caldeiraria de inox está lidando.

O que significa que será possível criar mensagens e diálogos mais direcionados ao público da marca, atingindo exatamente as pessoas que precisam ser impactadas.

Uma persona serve tanto para ajudar a entender melhor quem é o consumidor atual da marca, quanto para auxiliar a entender quem é o seu público-alvo.

No exato momento em que o negócio entende o comportamento dos seus consumidores, isso será extremamente positivo para tomar as decisões de criação de estratégias e campanhas de marketing de vendas.

Aprender mais sobre os hábitos dos clientes ajuda muito na potencialização da comunicação entre a empresa de aluguel de display expositor maquiagem com os seus clientes.

Uma boa comunicação ajuda a criar um bom relacionamento entre eles, pois o público passará a ter uma imagem mais humanizada da marca que consome.

Como se cria uma persona?

O passo inicial para criar uma persona da empresa é fazer uma análise completa e extensão sobre o perfil dos clientes atuais dela, e mapear os tomadores de decisão principais.

No geral, as personas são definidas como aquelas que usam os serviços ou adquirem os produtos da companhia, ou que têm o poder de escolha final.

Para um mesmo serviço, pode vir a existir uma infinidade de perfis de pessoas, mas o indicado é que sejam criadas no máximo três personas de perfis distintos.

Como se cria uma persona?

Todas elas devem ser feitas com o pensamento focado na comunicação com cada uma, assim como os recursos e serviços devem ser personalizados para elas.

Depois de definir bem quem são essas personas do negócio de venda de cortina rolô para sacada, é a hora de descobrir o máximo de informações sobre elas, como:

  • Características;
  • Preferências;
  • Desejos;
  • Dores.

Com as informações básicas do público-alvo definidas é possível criar um caminho até as personas ideais, achando padrões de comportamento deles e os incorporá-los.

Vale lembrar que nesta parte do processo é essencial que as pessoas sejam ouvidas, pois para entender e mapear as diferentes formas delas tomarem decisões é necessário ouvi-las.

Com uma escuta ativa e com um interesse puro e tranquilo nas dores e histórias das pessoas, será possível adquirir todas as informações essenciais para o negócio.

Entre algumas das informações que devem ser levantadas com o intuito de fazer o desenho de uma persona, também está a necessidade de responder algumas perguntas como:

  • Quais os caminhos onde a empresa consegue converter mais clientes?
  • Em que etapa do funil de vendas eles decidem comprar?
  • Quais os principais canais que eles interagem com a marca?
  • Quais são os interesses desses clientes?
  • Quais são as dores desses clientes?
  • O que chama a atenção deles?

Vale lembrar que, mesmo que a marca ache que conhece bem os seus clientes, ela não deve responder essas perguntas por eles, pois cada um tem sua forma de pensar e de se expressar.

Mesmo que o profissional da área de vendas de porta papel higiênico de acrílico esteja há anos no mercado e conheça cada uma das objeções na hora da compra do consumidor, ele deve ouvir as pessoas.

Além disso, ele deve sempre investigar cada detalhe dentro de cada uma das respostas dadas pelos seus clientes. 

O ato de pular essa etapa importante com o intuito de ter menos trabalho para desenhar esta persona, elaborando respostas inventadas é um erro muito grave.

Isso porque essas respostas não têm nenhuma base confiável e podem causar um grande prejuízo nas estratégias e nas ofertas dos produtos ou serviços.

Importância de escolher corretamente

A premissa para todos os negócios, sejam eles de venda de inversor de frequência trifásico ou qualquer outro produto, é conhecer muito bem os seus públicos.

Quando a companhia não conhece bem os seus próprios consumidores, é como se ela estivesse fazendo um presente para uma pessoa que não sabe do que gosta.

O que significa que as chances dela não atender às expectativas dos clientes são extremamente altas.

Quando um serviço é prestado, seja ele através da venda de um produto ou da mão de obra para uma ação, uma solução deve ser entregue com o intuito de facilitar a vida de uma certa quantidade de pessoas.

Entender essas pessoas profundamente, como já mencionado, com cortesia e empatia é o melhor caminho para garantir que elas tenham uma boa experiência ao se relacionar com a marca.

Outro benefício importante para quem deseja criar uma persona da maneira correta, é que  favorece o desenvolvimento das estratégias de comunicação.

Importância de escolher corretamente

Isso faz com que elas sejam mais precisas e diferenciadas das demais, aumentando, assim, as chances de trazer novos clientes para a empresa especializada em presentes criativos para esposa.

A linguagem da publicidade da campanha, por exemplo, será totalmente definida através da análise das personas que a marca fizer com base nas informações coletadas dos clientes.

A criação delas é a etapa principal para criar canais e ações que possuem o intuito de aumentar a visibilidade da empresa, trazendo, dessa forma, mais consumidores e mais vendas para ela.

Como visto, ter uma persona é mostrar que a marca entende que ele é um humano, que ela o enxerga, que o entende e sabe que ele não quer apenas fazer uma compra, mas sim resolver um problemas que ajudará na sua vida.

Vale lembrar também que a atualização constante do perfil destas personas deve ser recorrente na empresa, tendo em vista que o pensamento dos clientes está sempre mudando.

Por isso, é preciso entender as novas dores, necessidades, características e fatores que os levam a tomar cada uma das suas decisões de compra.

É preciso manter as estratégias de comunicação atualizadas e alinhadas com todas as expectativas que os clientes têm para com a organização.

Portanto, seja no começo do negócio de venda de escondidinho de aipim com carne moída fit ou no lançamento de uma nova estratégia ou na definição de uma solução, as personas devem ser desenhadas da maneira correta.

Sempre levando em conta que elas devem ser elaboradas de acordo com os objetivos que a corporação quer alcançar, seja com o intuito de aumentar sua visibilidade, seus clientes ou as suas vendas de um novo produto que está sendo lançado.

Considerações finais

O mercado está em constante mudança, assim como os clientes, pois suas expectativas crescem junto das inúmeras possibilidades e facilidades que surgem todos os dias.

E, graças às novas tecnologias que evoluem a todo momento, é possível que as marcas acompanhem as mudanças rápidas dos seus clientes.

Com a criação apropriada de uma persona, com base nas informações atualizadas sobre gostos, interesses e dores dos clientes, é possível criar as melhores campanhas.

Essa compreensão deve ser tanto dos consumidores, quanto da própria empresa, pois se todos estiverem alinhados e focados no mesmo objetivo, tudo sairá como o esperado.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Screencast entenda o que é e como gravar vídeos com ele

Screencast: entenda o que é e como gravar vídeos com ele

Entenda o que é um webhook e como ele funciona

Entenda o que é um webhook e como ele funciona