in , , ,

Marketing Disruptivo: o que é e como funciona como estratégia

Marketing Disruptivo o que é e como funciona como estratégia

O Marketing Disruptivo foi um conceito popularizado pelo professor da Harvard Business School, Clay Christensen em seu livro “O Dilema do Inovador” onde o termo “inovação disruptiva” foi criado e popularizou os estudos de Marketing Disruptivo no mercado digital.

Ele definiu a inovação disruptiva como uma inovação que cria novos mercados e valores atacando um problema de uma forma que antes não era possível.

O Marketing Disruptivo promove grandes mudanças na inovação de processos, produtos, serviços e modelos de negócios no mercado da atualidade.

Assim, essas mudanças podem acontecer em qualquer empresa que possa oferecer soluções e alternativas diferentes das existentes no mercado.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com suporte para fixação de painel solar pode propor um novo processo de prospecção e relação com o cliente para diferenciar-se das atuações tradicionais do mercado.

O que é Marketing Disruptivo

Como apresentado, o Marketing Disruptivo é um método estratégico usado para criar um novo mercado ou para interromper o funcionamento tradicional de um mercado já existente.

Assim, o Marketing Disruptivo é um meio que visa mudar a forma como as pessoas pensam sobre produtos, serviços e marcas através de estratégias de criatividade e inovação.

O objetivo do marketing disruptivo é criar algo novo e diferente para chamar a atenção do público. Isso pode ser feito através de vários canais, como redes sociais, comerciais de TV, outdoors, etc.

Para isso, é necessário considerar onde o público-alvo da empresa está presente e disposto a consumir os conteúdos inovadores.

Por exemplo, uma empresa que trabalha de forma B2B para oferecer serviço de limpeza terceirizado deve utilizar canais onde líderes de corporação estejam interagindo para consumir conteúdo e não vender.

Exemplos de marketing disruptivo incluem: no domínio do marketing, a disrupção é usada para descrever o processo de tornar as ofertas de serviços ou produtos mais acessíveis e menos dispendiosas, oferecendo um novo pacote, preço ou branding.

Se feito de forma profissional, isso leva a um aumento na demanda por esses produtos e serviços ao instigar a curiosidade no público para resultar em maiores lucros para as empresas.

Como funciona o Marketing Disruptivo na prática

O Marketing Disruptivo é usado para criar um novo espaço de mercado, interrompendo o existente. É uma forma de marketing que foca no cliente e não no produto.

Por exemplo, o mercado de animais é focado em cães e gatos, mas existem pessoas que gostam de cuidar de aves e um veterinário para aves pode considerar utilizar o Marketing Disruptivo para alterar a forma como cuidadores de aves tratam dos seus animais.

Ou melhor, o veterinário pode elaborar uma estratégia para incentivar as pessoas a priorizarem a domesticação e o cuidado das demais aves, ao invés de apenas gatos, cachorros e outros animais.

Essa metodologia pretende se desprender de qualquer norma ou regra tradicional do mercado para criar novas práticas inovadoras dentro do mercado, criando algo totalmente diferente do que as pessoas encontram todos os dias.

Esse tipo de campanha pode ser realizada principalmente por empresas menores, já que  ao dispor de orçamentos menores, as pequenas empresas têm a oportunidade para alterar o funcionamento tradicional do mercado ao qual grandes empresas já estão acostumadas.

Como funciona o Marketing Disruptivo na prática

Por exemplo, ao iniciar na jornada de empreender uma empresa de cobertura para festas ao ar livre poderá elaborar estratégias de comunicação, produtos e atrações criativas que ainda não foram exploradas pela concorrência.

Assim, ao trabalhar com inovação e criatividade, o gatilho da curiosidade das pessoas será ativado para conhecer o produto e se a conversão for finalizada, as empresas concorrentes terão que se adaptar às novas demandas do mercado.

O objetivo do Marketing Disruptivo é criar uma conexão emocional diferenciada com os clientes para fazê-los sentir que fazem parte de algo maior e exclusivo dentro do mercado.

O Marketing Disruptivo é um processo complexo e difícil de praticar. É difícil saber por onde começar, o que fazer e como fazer. Para implementá-lo é necessário ter um pensamento estratégico, assertivo e coerente.

Para começar a trabalhar com essa estratégia, é necessário aprofundar muito em estudos avançados em inteligência de mercado para identificar as particularidades do nicho de segmento da empresa a qual pretende implementar o Marketing Disruptivo.

Por isso, serão apresentadas algumas dicas de como aplicar o Marketing Disruptivo nas suas estratégias de Marketing Digital:

  • Estude o seu segmento de mercado;
  • Esteja presente nos principais canais de comunicação;
  • Estude qual a percepção da marca pode gerar resultados positivos;
  • Estude como implementar o Marketing Disruptivo;
  • Ofereça conteúdos exclusivos para os usuários;
  • Proporcione experiências personalizadas e inovadoras;
  • Otimize a jornada do cliente durante a compra do produto/serviço;
  • Utilize as emoções do público-alvo para alterar a percepção sobre o produto.

Vale lembrar que todas as empresas podem usufruir do Marketing Disruptivo, mas poucas realmente conseguem efetivá-lo com profissionalidade e primazia.

Isto porque, o impacto do Marketing Disruptivo é extremamente significativo, sendo uma ótima forma de exponencializar os resultados de uma corporação.

Por exemplo, uma empresa que faz a manutenção notebook Dell pode alterar todo o comportamento dos consumidores e concorrentes se implementar o Marketing Disruptivo com eficácia.

Mas, para alcançar tal resultado, é necessário um esforço proporcional para promover uma grande mudança no comportamento de clientes e usuários.

Marketing Disruptivo em campanhas de Marketing Digital

O marketing disruptivo pode ser usado tanto em campanhas digitais quanto em campanhas comerciais.

Isso fornece à empresa fundos para publicidade e pesquisa necessários para o sucesso a curto, médio e longo prazo.

Por meio de uma proposta de valor inovadora, de um vídeo viral ou de uma inauguração de produto bem planejada, é possível impactar o mercado sem ter de utilizar os meios tradicionais de publicidade e propaganda.

Assim, uma empresa que faz letreiro em alto relevo pode gerar a necessidade e o desejo para criar uma tendência de design que outras empresas valorizem o serviço prestado.

Desse modo, quem pretende aparecer mais sem precisar dispor de grandes recursos financeiros, o Marketing Disruptivo pode ser uma ótima oportunidade.

Visto que os recursos exigidos por essa estratégia são estudos, inovação e criatividade para se posicionar e ser mais competitivo frente ao mercado tradicional.

Uma das vantagens de usar estratégias de Marketing Disruptivas para pequenas empresas é a capacidade de inovar sem custos tão altos, que normalmente são associados a grandes empresas que utilizam os métodos tradicionais de conversão.

Isso pode ser atribuído ao fato de que, por meio de seu uso, as pequenas empresas não são limitadas por fundos e podem continuar a crescer conforme os limites da criatividade e implementação.

O Marketing Digital é um tipo de marketing que se refere à produção, distribuição e otimização de produtos ou serviços digitais para promover resultados de negócios através dos canais de comunicação da internet.

Assim, o Marketing Digital e o Marketing Disruptivo são ótimas duplas para trabalharem em conjunto visando um crescimento exponencial das empresas.

Por exemplo, uma empresa pode oferecer conteúdos e processos diferentes do usual para que os usuários possam acessar formas simplificadas e personalizadas para passar pelo processo burocrático de conseguir um laudo de constatação ambiental.

O marketing digital inclui uma série de atividades, desde a compreensão do comportamento do consumidor digital e das decisões de compra. 

Marketing Disruptivo em campanhas de Marketing Digital

Além disso, ele passa pela criação e implementação de campanhas de mídia digital, até a avaliação do desempenho dessas campanhas para otimizar esforços futuros.

Com tempo e estudo, os dados e as análises fornecidas pelo Marketing Digital podem se tornar uma ferramenta para a implementação de estratégias do Marketing Disruptivo.

Por exemplo, se uma empresa tem um negócio de conserto módulo injeção e nota que determinada rede social converte melhor do que outras, a empresa poderá focar em apenas um canal para promover campanhas criativas e assertivas.

O desenvolvimento do marketing digital tem crescido rapidamente desde o nascimento da internet. Prevê-se que até 2020 quase 50% dos negócios globais serão realizados online.

O Marketing Digital hoje inclui vários canais com diferentes características que permitem que os consumidores comprem produtos ou serviços e se envolvam em outros esforços de Marketing Digital.

Atualmente, o Marketing Digital depende cada vez mais da criação e divulgação dos conteúdos e, na medida em que o público consome um mesmo tipo de conteúdo, o Marketing Disruptivo torna-se essencial para promover novos cenários no mercado.

Quais as vantagens do Marketing Disruptivo

No caso de uma startup, isso permite obter financiamento de capitalistas de risco ou outros investidores sem ter que se preocupar em ser imediatamente lucrativo.

Isso fornece à empresa fundos para publicidade e pesquisa necessários para o sucesso da empresa a longo prazo.

O Marketing Disruptivo promove estratégias comerciais que tem o potencial para ajudar quaisquer empresas que investirem em inovação e criatividade a crescerem.

Por meio dele, é possível diferenciar-se da atuação das empresas tradicionais dentro de um segmento de mercado específico.

Dessa forma, o Marketing Disruptivo pode melhorar a jornada dos clientes, marcar presença em canais importantes de comunicação e aumentar a percepção de valor da marca de forma exponencial.

Considerações finais

Portanto, ao investir em Marketing Disruptivo, existe a oportunidade de monopolizar o processo, produto ou serviço criado para aumentar os resultados da empresa.

Mesmo que seja por um tempo limitado, o poder de monopólio de mercado pode ser uma alavanca fundamental para o sucesso de uma empresa.

Esse tipo de exclusividade pode ser atrelada às estratégias de Marketing Digital para aumentar ainda mais o alcance para contribuir com o aumento das vendas.

Assim, ao desenvolver técnicas disruptivas dentro do mercado, os concorrentes terão que suar e trabalhar muito para alcançar novos padrões estabelecidos por empresas inovadoras e criativas.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Identidade visual você conhece sua importância

Identidade visual: você conhece sua importância?

Pipeline de liderança qual sua função

Pipeline de liderança: qual sua função?