in

O que é Informática ? Qual a Sua Origem?

o que é informatica

Com o mundo cada vez mais tecnológico, saber o que é informática e sua finalidade é fundamental. E então, o que significa informática? É exatamente nesse assunto que vamos nos aprofundar no artigo de hoje!

A palavra “informática”, vem do francês “informatique”, introduzida pelo engenheiro Philippe Dreyfus no início dos anos 1960. Ou seja, o termo é, por sua vez, uma abreviação de “automatique” (automático) e “information” (informação).

Assim, a informática se refere ao processamento automático de informações, por meio de aparelhos eletrônicos e sistemas operacionais. Os sistemas computacionais devem ser capazes de executar três tarefas principais. 

São elas: entrada (coleta de informações), processamento e envio (transferência dos resultados). Além disso, a união dessas três funções é conhecida como algoritmo. Hoje vamos entender melhor o que significa informática:

O que é Informática? Qual a Sua Origem?

O universo digital e os computadores mudaram a maneira de como vemos e exploramos o mundo. Ou seja, agora o relacionamento interconectado tornou-se instantâneo e as informações são obtidas com muito mais facilidade. 

Que tal aprender um pouco mais sobre o que é informática e qual sua origem? Confira:

  • O que é informática?
  • Qual a origem da informática?
  • O que é informática básica?
  • A tecnologia no mercado de trabalho;
  • Como se especializar na área de informática.

O que é informática

O que é Informática?

Informática é um termo utilizado para apresentar o desenvolvimento e estudo da tecnologia da informação em benefício das pessoas, sociedades e organizações.

Além disso, a informática é uma área do conhecimento que leva em consideração a relação entre pessoas e informações. Assim são criadas novas interfaces, novos sistemas e tecnologias que visam solucionar ou automatizar problemas.

Hoje em dia, habilidades com informática estão se tornando cada vez mais necessárias para as pessoas se tornarem tecnologicamente autônomas. 

Isso se torna essencial à medida que o uso de interfaces e sistemas informatizados vão se expandindo. Essa foi uma breve descrição sobre o que significa informática.

Qual a Origem da Informática?

Agora que sabemos o que é informática, vamos conhecer sua origem. O termo surge por volta do século XX, sendo a união de dois outros termos: automática e informação. 

Portanto, informática significa o processamento de informações de forma automática através de impulsos binários simples.

Tudo começou em 1622, quando o matemático inglês William Oughtred criou a primeira régua para cálculos. Certamente este foi o ponta pé inicial para o surgimento da informática. No entanto, esse foi um processo longo e que foi sendo descoberto pouco a pouco.

Em 1642, o filósofo e matemático francês Blaise Pascal criou a primeira calculadora do mundo com base em algoritmos. Então, a partir daí, iniciou-se muitos estudos no campo da informática, que se aprofundou até 1847. 

Porque foi quando o matemático inglês George Boole criou o primeiro sistema binário do mundo (0 e 1). Assim foram sendo feitas mais e mais pesquisas e criações até a informática que conhecemos hoje em dia.

O que é Informática Básica?

O que significa informática básica? O objetivo dessa área da informática é a união de habilidades e conhecimentos necessários para que as pessoas se encaixem no processo de inclusão digital.

Entre as habilidades básicas de informática, podemos citar o conhecimento das principais partes dos computadores (hardware) e função dos cabos. 

Ainda mais, são conhecimentos sobre conexões, navegação na Web, uso de softwares para editar texto, gráficos, tabelas, cálculos, edição de imagem e vídeo, etc. Então, saber o que é informática básica é essencial para se incluir no meio digital.

A Tecnologia no Mercado de Trabalho

Não é segredo que os computadores agilizaram diversas tarefas manuais realizados na indústria. Além disso, eles estão presentes em quase todas as organizações e segmentos de produção, da agronomia ao sistema financeiro. 

Daí a importância em se saber o que significa informática. Os computadores não possuem só a capacidade de executar tarefas simples de maneira rápida e automática. 

Ou seja, eles também têm a capacidade de armazenar um grande número de dados. Portanto, os sistemas operacionais são essenciais no mercado de trabalho. 

Informática e a Indústria 4.0

Indústria 4.0 é o que define os processos de produção depois do auxílio da tecnologia. O sistema de produção que anteriormente funcionavam de forma repetitiva e mecânica, agora podem calcular e encontrar a melhor maneira de executar as tarefas.

Então, usando ferramentas simples, por exemplo as planilhas do Google, você pode configurar sistemas práticos para calcular e armazenar informações, o que economiza um bom tempo. Para isso é essencial saber o que significa informática.

Avanços na Área de Comunicações

O que costumava demorar para ser entregue via documentação impressa, agora pode ser entregue em segundos. Ou seja, tudo graças aos sistemas de autenticação e criptografia de dados que asseguram a segurança da transferência de documentos.

Acima de tudo, quem sabe o que significa informática, também sabe que as comunicações digitais se desenvolveram. Elas passaram a contar com sofisticados sistemas de mensagens criptografadas e instantâneas.

Portanto, na área profissional o conhecimento da informática básica significa conhecer como os sistemas atuais funcionam, além de apenas gerenciá-los. Em outras palavras, é preciso compreender os sistemas por trás das ferramentas.

Como se Especializar na Área de Informática

Certamente, existem muitos cursos relacionados a informática. Eles variam de cursos gratuitos a pós-graduação. Além disso, também são muitas opções para cursos de tecnologia, cuja duração média é de 2 anos e os diplomas de bacharelado, que duram 4 anos.

Algumas das opções para se graduar no segmento da informática, são:

  • Informática;
  • Sistemas de informação;
  • Engenharia da Computação;
  • Tecnologia da informação;
  • Ciência da Computação.

Depois de determinar em qual campo você deseja trabalhar e escolher o curso apropriado, é importante buscar se a instituição tem reconhecimento a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED

Finalizando…

O que significa informática

Hoje vimos o que é informática, sua origem e importância. A informática faz parte de praticamente todos os aspectos da vida moderna. 

Ainda mais, nos últimos anos, o desenvolvimento da Internet e dos telefones celulares demonstrou o poder do mercado da tecnologia.

Além disso, a informática se faz presente em quase todas as atividades profissionais. Portanto, é difícil imaginar uma organização que não dependa de equipamentos, máquinas e softwares para atuar.

Acima de tudo, saber o que significa informática também é muito importante para nos desenvolvermos. Porque muitas vezes é através dela que nos comunicamos e obtemos acesso à informação, seja na vida pessoal ou profissional.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Brinquedo para gato

Brinquedo para gato Os MELHORES

cursos online

Entenda a importância de realizar cursos online