Cada tipo de empresa exige uma abordagem de marketing diferente, cabendo apenas ao empreendedor saber qual aplicar.
Dessa forma, surgiu o marketing industrial, uma especificação dentro da comunicação voltada para indústrias.
As indústrias são as fábricas que transformam a matéria-prima em produto acabado ou que apenas refinam a matéria prima.
Por exemplo, existem as indústrias de chocolate que realizam o processo intermediário de produção, por meio da moagem e extração do óleo de cacau.
Para em seguida direcionar a outras indústrias que utilizam essas matérias-primas para produzir o produto final, as barras de chocolate saborizadas, manteigas de cacau, dentre outros exemplos.
Sendo assim, a indústria se subdivide em intermediaria, acabamento final e embalagem, além de estar presente nos mais diversos ramos, como o farmacêutico, alimentício, automotivo, de petróleo e plástico, gás, dentre inúmeros exemplos.
Anualmente são gerados milhares de empregos nas indústrias, e as transações financeiras representam uma porcentagem significativa do PIB (produto interno bruto) de um país.
O crescimento econômico de um país é medido por meio de quão industrializados seus setores são, todos os ramos citados e até o de cobertura de lona para janela.
Pois, quanto mais um país depende de outro para produzir seus produtos, menos desenvolvido ele é.
Além de se preocupar com o processo produtivo e seu posicionamento no mercado, um empreendedor de indústria precisa ter em mente as estratégias de marketing que serão utilizadas para atingir o público alvo.
Com o objetivo de informar o leitor, esse texto irá apresentar o conceito de marketing industrial, como aplicá-lo, sua importância e citar as vantagens que ele trás para uma empresa.
A diferença entre a indústria e as outras empresas
O marketing é a ciência que estuda o comportamento do consumidor, buscando compreender quais são as suas necessidades e como resolvê-las.
Atualmente, com a internet e a globalização dos mercados, é extremamente importante que uma empresa tenha uma boa equipe de marketing gerenciando as campanhas, para que o posicionamento seja bom.
Com um bom posicionamento nos buscadores, a empresa, até mesmo a empresa de limpeza de pedras, se destaca no mercado e consegue atingir mais clientes e consequentemente, aumentar o seu lucro.
Quando o assunto é a indústria, as estratégias de marketing precisam ser diferenciadas para atingir os clientes, tendo em vista que as táticas precisam ser B2B e B2C.
Essas abreviações significam, bussines to bussines, com tradução para o português de empresa para empresa, e business to costumer, de empresa para cliente, respectivamente.
Tendo em vista essa diferença em relação às empresas tradicionais, que são B2B ou B2C, às indústrias fazem uso do marketing industrial.
O que vem a ser o marketing industrial?
O marketing industrial é um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas do segmento para atingir ambos os clientes, B2B e B2C, trazendo soluções e melhorando o posicionamento no mercado.
Com essa especialização do marketing, essas empresas têm suas campanhas coordenadas de uma forma mais inteligente, que alavancam o crescimento de forma rápida e eficaz, até mesmo de empresa terceirizada serviços gerais.
Para as indústrias de produção intermediária, o objetivo principal é atrair e reter os clientes B2B, portanto, as campanhas precisam ter esse enfoque.
Já as empresas de produto final devem desenvolver campanhas mais abrangentes e atingir ambos os públicos.
Qual a importância do marketing industrial?
Assim como qualquer outro ramo de negócio, as indústrias também estão inseridas em um mercado competitivo.
Portanto, as ferramentas de marketing são importantes para gerar destaque e chamar a atenção dos clientes para que consumam os produtos.
O ser humano demorou centenas de anos para desenvolver as indústrias e criar as etiqueta de papel com furo, antigamente as produções eram realizadas em menor escala e não atendiam a demanda do mercado.
Portanto, o ato de produzir era algo lucrativo para a maior parte das pessoas, tendo em vista a defasagem da cadeia produtiva e a não entrega dos bens de produção no tempo e quantidade requerida.
Porém, com a primeira revolução industrial em 1760, as matérias-primas começaram a ser transformadas em produto acabado em larga escala, fazendo com que o mercado enfim se tornasse competitivo.
Já nesse período a necessidade de construir estratégias de marketing surgiu, para se destacar dos demais concorrentes.
Décadas demais novas revoluções industriais surgiram, o que causou a melhora no processo produtivo e o aumento da necessidade de desenvolver técnicas de marketing mais específicas.
Atualmente, com a globalização, uso constante da internet e a sofisticação dos meios logísticos, é possível até mesmo realizar compras em outros países.
O que tornou o mercado ainda mais competitivo, agora em um nível mundial. Pois, se uma pessoa deseja comprar um uniforme escolar infantil, ela pode fazer isso de casa, usando o computador e comprando de um país do outro lado do mundo.
A partir dessa necessidade de destaque, o marketing industrial surge para dar ferramentas ágeis e fáceis aos empreendedores das indústrias, garantindo que as empresas consigam se destacar.
As indústrias de grande porte, já firmadas a anos no mercado e com campanhas de marketing eficazes e marcantes, conseguem facilmente monopolizar um mercado.
O que gera um grande problema às empresas de pequeno e médio porte que estão em busca de uma parcela do mercado.
Para essas, as campanhas de marketing são o ponto decisório para o posicionamento e sucesso de vendas.
Quais os prós do marketing industrial?
Compreender como aplicar as estratégias de marketing industrial trazem diversos benefícios para uma empresa, dentre eles:
- Fidelização de clientes;
- Conquista de clientes B2B e B2C;
- Promove aumento de lucros;
- Posiciona a indústria no mercado.
Todos esses pontos positivos são obtidos quando o marketing industrial é bem estruturado e aplicado nas campanhas.
Fidelização dos clientes
De forma geral, as estratégias de marketing tendem a fidelizar clientes, o mesmo ocorre com o marketing industrial, que gera esse resultado a longo prazo.
Para a indústria, é necessário manter relações duradouras com os clientes, ou seja, fidelizá-los é essencial, principalmente os clientes do tipo B2B, que realizam compras em grandes quantidades.
Um cliente fidelizado, é uma garantia que determinada quantia sempre entrará no faturamento mensal da empresa, pois aquele produto, seja um painel luminoso para lanchonete terá um comprador fixo.
Conquista de clientes B2B e B2C
Quando uma empresa é bem vista no mercado e possui produtos atrativos, é mais fácil que ela conquiste mais clientes, o que significa que o crescimento será constante.
Com as estratégias do marketing industrial, ambos os tipos de consumidores podem ser atraídos para a empresa, o B2B e o B2C.
Promove aumento de lucros
Outro ponto importante a se destacar, é a consequência de fidelizar e conquistar novos clientes, o aumento das vendas e do lucro, até mesmo a contratação de serviços, como montar uma sala planejada moderna, fica mais fácil.
Para empresas que possuem pouca capacidade produtiva, uma das soluções quando o marketing industrial está fazendo sucesso, é aumentar o preço dos produtos, reduzindo a demanda, mas mantendo a lucratividade.
Posiciona a indústria no mercado
Por fim, o objetivo do marketing industrial é posicionar a indústria no mercado, de forma que ela se destaque das concorrentes e consiga obter os três objetivos citados anteriormente.
O posicionamento de marca não está ligado a apenas ser o melhor do mercado, existem casos em que é possível utilizar até mesmo o fato de ser a segunda marca preferida da população, para utilizar no posicionamento.
Estratégias de marketing industrial
Assim como as demais especialidades do marketing, a industrial deve fazer uso dos softwares e metodologias mais atualizadas do mercado, dentre elas:
- Utilizar as plataformas digitais;
- Ferramentas de SEO;
- Inbound marketing industrial;
- Definição da buyer persona.
A internet é o principal veículo de informações da atualidade, portanto, é essencial saber fazer uso de tudo o que ela disponibiliza.
O sucesso do mundo digital é tanto, que se uma empresa não disponibiliza suas informações e aplica suas estratégias de marketing online, elas praticamente não existem.
Portanto, é interessante até mesmo para as indústrias terem perfis nas redes sociais, criarem conteúdo de vídeo e imagem e disponibilizar nas plataformas digitais, e também terem um site bem posicionado nos buscadores.
Para atingir o feito de posicionar um site de maneira correta, é essencial saber fazer uso das ferramentas de SEO, que otimizam os acessos de forma orgânica, ou seja, natural e exponencial.
Dentre uma das estratégias de SEO está a produção de conteúdo de interesse do público, original e inovador, o que também pode ser conhecido como inbound marketing industrial.
Para produzir um conteúdo que seja de interesse do público, é necessário primeiro definir qual o público que se deseja atingir, através da criação da buyer persona.
Por exemplo, se a buyer persona for dona de casas ou pessoas que moram sozinha, é interessante produzir conteúdos sobre impermeabilização sofá linho.
Considerações Finais
Sendo assim, com as informações apresentadas no texto o leitor poderá compreender, identificar e aplicar às estratégias de marketing facilmente.