in , , ,

Você sabe como começar a empreender?

Você sabe como começar a empreender

Empreender é o sonho de muitas pessoas, afinal, ter o próprio negócio é sinônimo de trabalhar com o que gosta, ter ganhos maiores, ser o próprio chefe e, em alguns casos, escolher o horário em que vai trabalhar.

Muitos têm ótimas ideias para injetar no mercado, mas acabam desistindo porque não sabem por onde começar e o que precisam fazer para tirar o projeto do papel.

Mas existem algumas maneiras que ajudam a facilitar esse processo.

Só que isso pode parecer novidade para alguns, mesmo porque, antigamente, a palavra “empreendedorismo” não estava nos dicionários da língua portuguesa, mas os empreendedores existem há séculos e contribuem muito com a humanidade.

O ser humano evoluiu muito e continua evoluindo e boa parte disso se deve ao empreendedorismo, afinal, soluções inovadoras mudam a maneira como vivemos e geram oportunidades de emprego.

Só que nem sempre o empreendedor é um empresário, assim como um empresário pode não ser um empreendedor.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de empreender, dar algumas dicas para começar a fazer isso e mostrar as vantagens dessa ação. Acompanhe.

O que é empreender?

Se você fizer uma pesquisa no Google sobre esse assunto, vai encontrar milhões de respostas e, geralmente, seu conceito está vinculado com o ato de criar um negócio.

Se você continuar procurando, mas pesquisar sobre o que é empreendedor de sucesso, também vai encontrar nomes de pessoas que se destacaram nessa atividade.

Mas nem sempre empreender é criar um negócio com fins lucrativos, como um chaveiro de carro.

Uma investigação empírica sobre o verdadeiro significado de empreender mostra que esse termo não está relacionado apenas à criação de empresas.

Na sociedade atual, o surgimento de um negócio é proveniente do empreendedorismo, mas aquela pessoa que trabalha em uma empresa e procura desenvolver recursos para transformar os projetos em realidade também é um empreendedor.

Ou seja, é alguém que não está à frente de uma organização, mas por conta de sua capacidade de inovar os processos que ela possui, é considerado um empreendedor.

Linhas gerais, empreender é ser motivado pela criação e implementação de algum processo que vai beneficiar a sociedade ou determinado segmento de mercado.

Por exemplo, uma corporação que se dedica a erradicar a desnutrição e a desidratação de crianças na África, por meio de um método único, é uma empresa empreendedora e que faz a diferença na sociedade.

Existe uma crença de que algumas pessoas nascem com aptidão para empreender, mas esse pensamento é equivocado.

O próprio Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG mostra que é possível desenvolver competências empreendedoras.

Ou seja, assim como o dono de uma empresa de colocação de divisórias é um empreendedor por natureza, outras pessoas podem desenvolver essa habilidade ao longo do tempo.

O que é empreender?

Como começar a empreender?

Não existe uma fórmula mágica para começar a empreender e encontrar o sucesso, no entanto, algumas práticas podem ajudar nesse sentido. São elas:

Definir a ideia

Primeiro, é fundamental entender o tipo de negócio que você quer criar e isso vai fazer toda a diferença para manter o negócio em pleno funcionamento.

Só que não é porque você teve uma boa ideia que o empreendimento será um sucesso.

Procure observar como outras empresas do segmento fazem o seu trabalho e quais métodos utilizam para levar o produto ou serviço ao conhecimento das pessoas.

O empreendedorismo puro é aquele que atende a uma nova necessidade que ainda não é contemplada pelos negócios atuais.

Por exemplo, uma pessoa pode abrir um restaurante que vende um prato pouco comercializado na cidade.

Não precisa ser algo inovador, mesmo assim, é fundamental saber o que você quer fazer, pois uma empresa não deve ser criada de qualquer jeito. Assim sendo, defina uma ideia e analise o mercado.

Conhecer a persona

Se o empreendedor já decidiu que quer abrir uma gráfica com foco em bloco personalizado 10×15, precisa saber qual é a demanda do mercado por esse produto.

Não compensa ter uma ideia extremamente inovadora, mas que poucas pessoas vão se interessar.

Tanto é que existem muitos casos de pessoas que investiram um bom dinheiro em um mercado saturado de soluções.

Existem muitos casos de franquias que trouxeram algo inovador para o comércio, mas tantas pessoas investiram nelas que acabaram perdendo o dinheiro por vender algo que existe em cada esquina.

Faça pesquisas de mercado para saber se existem pessoas que realmente comprariam o seu produto.

Pode ser uma pesquisa simples, conversando com amigos e familiares ou até mesmo contratar uma empresa especializada nisso.

É assim que você vai conhecer seu público-alvo e definir sua persona, ou seja, o perfil de cliente ideal que vai comprar com você.

Conhecer a sua persona é primordial para obter informações importantes, como:

  • Onde compra;
  • Quando compra;
  • Meios de comunicação que utiliza;
  • Gostos;
  • Necessidades.

Um fabricante de produtos para clarear madeira escura precisa de todas essas informações para investir nas estratégias certas de vendas e divulgação.

Formalizar o negócio

Muitos empreendedores trabalham de maneira informal, tendo como objetivo evitar pagamentos de impostos, mas esta não é uma boa ideia.

A informalidade pode trazer muitos problemas fiscais e prejudicar seu negócio, e não é necessário gastar muito para se formalizar.

Hoje em dia, você pode optar pelo enquadramento MEI (microempreendedor individual).

Montar um plano de negócios

O plano de negócios ajuda a organizar as informações sobre a empresa. Ele também guia suas atividades e detalha os itens necessários para os trabalhos.

Se o empreendedor precisar procurar uma instituição bancária para começar a empresa, também vai usar este documento, que vai apresentar um estudo de mercado, descrição do serviço, modelo de negócios e plano financeiro.

Montar um plano de negócios

Vantagens de empreender

Agora que você já sabe como começar a empreender e abrir um negócio de sua preferência, como uma empresa de limpeza de fachada acm, vamos mostrar quais são as vantagens do empreendedorismo. São elas:

Realizar um sonho

A primeira grande vantagem é poder tirar um projeto de vida do papel. Quando ele começa a ganhar forma, cresce de maneira saudável, desde que seja bem organizado pelo empreendedor.

Isso requer muito esforço, trabalho e dedicação, pois a relação entre o empreendedor e o negócio deve ser cultivada como uma relação entre pais e filhos.

Aprender com os próprios erros

Empreender também é uma forma de aprender constantemente, tendo em vista que é necessário se conscientizar sobre cada etapa do processo até que o negócio realmente ganhe vida.

O proprietário de um fabricante de grelha para churrasqueira está à frente dele, por isso vai aprender com todas as suas decisões, tanto as certas quanto as erradas.

O empreendedor não se dá por vencido quando sofre uma derrota, o que ele faz é passar por cima do problema e procurar uma solução viável.

O ponto empreendedor não procura culpados por qualquer situação não adversa e encara os erros como uma consequência de várias atitudes.

As pessoas podem errar e acertar, mas a maior preocupação do empreendedor é manter o foco.

Crescer constantemente

Encarar o desafio de ter uma empresa e colocar uma ideia em prática tem muito a ensinar, o que faz com que o indivíduo cresça pessoalmente e profissionalmente.

Se você abrir um fabricante de molde de areia para fundição, terá mais autonomia e independência, por isso, será menos limitado e mais aberto para o aprendizado.

O medo não faz parte da vida dessas pessoas, embora sejam prudentes e se conscientizem dos riscos daquilo que fazem.

Trabalhar com o que gosta

Quando os jovens iniciam sua jornada profissional, se deparam com uma realidade totalmente diferente daquela que sonharam um dia.

Eles precisam seguir regras e valores dentro de um ambiente que geralmente não abre espaço para a criatividade, o que faz com que muitas pessoas se frustrem ao longo do caminho.

Agora, se uma pessoa investiu em abrir uma empresa de insulfilm colorido porque entende e gosta desse assunto, vai se sentir muito mais completo e realizado.

Mas essa sensação não gera impactos positivos apenas na vida profissional, mas também na vida pessoal, beneficiando vários outros setores, como relacionamentos, saúde e assim por diante.

Trabalhar com o que se gosta faz qualquer indivíduo se sentir mais completo e com isso realizar projetos pessoais e encontrar aquilo que realmente faz sentido.

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é empreender e como começar a fazer isso, está pronto para tirar a ideia do papel e começar a colocá-la em prática.

O empreendedor é uma pessoa que busca a inovação e está disposto a enfrentar riscos porque acredita em sua solução, por isso, consegue aproveitar todos os benefícios de empreender.

 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Você conhece os benefícios da gestão de tempo

Você conhece os benefícios da gestão de tempo?

4 dicas para se destacar com vendas diretas

4 dicas para se destacar com vendas diretas