in , , ,

Você sabe como começar a empreender?

Você sabe como começar a empreender

Empreender é o sonho de muitas pessoas, afinal, ter o próprio negócio é sinônimo de trabalhar com o que gosta, ter ganhos maiores, ser o próprio chefe e, em alguns casos, escolher o horário em que vai trabalhar.

Muitos têm ótimas ideias para injetar no mercado, mas acabam desistindo porque não sabem por onde começar e o que precisam fazer para tirar o projeto do papel.

Mas existem algumas maneiras que ajudam a facilitar esse processo.

Só que isso pode parecer novidade para alguns, mesmo porque, antigamente, a palavra “empreendedorismo” não estava nos dicionários da língua portuguesa, mas os empreendedores existem há séculos e contribuem muito com a humanidade.

O ser humano evoluiu muito e continua evoluindo e boa parte disso se deve ao empreendedorismo, afinal, soluções inovadoras mudam a maneira como vivemos e geram oportunidades de emprego.

Só que nem sempre o empreendedor é um empresário, assim como um empresário pode não ser um empreendedor.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de empreender, dar algumas dicas para começar a fazer isso e mostrar as vantagens dessa ação. Acompanhe.

O que é empreender?

Se você fizer uma pesquisa no Google sobre esse assunto, vai encontrar milhões de respostas e, geralmente, seu conceito está vinculado com o ato de criar um negócio.

Se você continuar procurando, mas pesquisar sobre o que é empreendedor de sucesso, também vai encontrar nomes de pessoas que se destacaram nessa atividade.

Mas nem sempre empreender é criar um negócio com fins lucrativos, como um chaveiro de carro.

Uma investigação empírica sobre o verdadeiro significado de empreender mostra que esse termo não está relacionado apenas à criação de empresas.

Na sociedade atual, o surgimento de um negócio é proveniente do empreendedorismo, mas aquela pessoa que trabalha em uma empresa e procura desenvolver recursos para transformar os projetos em realidade também é um empreendedor.

Ou seja, é alguém que não está à frente de uma organização, mas por conta de sua capacidade de inovar os processos que ela possui, é considerado um empreendedor.

Linhas gerais, empreender é ser motivado pela criação e implementação de algum processo que vai beneficiar a sociedade ou determinado segmento de mercado.

Por exemplo, uma corporação que se dedica a erradicar a desnutrição e a desidratação de crianças na África, por meio de um método único, é uma empresa empreendedora e que faz a diferença na sociedade.

Existe uma crença de que algumas pessoas nascem com aptidão para empreender, mas esse pensamento é equivocado.

O próprio Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG mostra que é possível desenvolver competências empreendedoras.

Ou seja, assim como o dono de uma empresa de colocação de divisórias é um empreendedor por natureza, outras pessoas podem desenvolver essa habilidade ao longo do tempo.

O que é empreender?

Como começar a empreender?

Não existe uma fórmula mágica para começar a empreender e encontrar o sucesso, no entanto, algumas práticas podem ajudar nesse sentido. São elas:

Definir a ideia

Primeiro, é fundamental entender o tipo de negócio que você quer criar e isso vai fazer toda a diferença para manter o negócio em pleno funcionamento.

Só que não é porque você teve uma boa ideia que o empreendimento será um sucesso.

Procure observar como outras empresas do segmento fazem o seu trabalho e quais métodos utilizam para levar o produto ou serviço ao conhecimento das pessoas.

O empreendedorismo puro é aquele que atende a uma nova necessidade que ainda não é contemplada pelos negócios atuais.

Por exemplo, uma pessoa pode abrir um restaurante que vende um prato pouco comercializado na cidade.

Não precisa ser algo inovador, mesmo assim, é fundamental saber o que você quer fazer, pois uma empresa não deve ser criada de qualquer jeito. Assim sendo, defina uma ideia e analise o mercado.

Conhecer a persona

Se o empreendedor já decidiu que quer abrir uma gráfica com foco em bloco personalizado 10×15, precisa saber qual é a demanda do mercado por esse produto.

Não compensa ter uma ideia extremamente inovadora, mas que poucas pessoas vão se interessar.

Tanto é que existem muitos casos de pessoas que investiram um bom dinheiro em um mercado saturado de soluções.

Existem muitos casos de franquias que trouxeram algo inovador para o comércio, mas tantas pessoas investiram nelas que acabaram perdendo o dinheiro por vender algo que existe em cada esquina.

Faça pesquisas de mercado para saber se existem pessoas que realmente comprariam o seu produto.

Pode ser uma pesquisa simples, conversando com amigos e familiares ou até mesmo contratar uma empresa especializada nisso.

É assim que você vai conhecer seu público-alvo e definir sua persona, ou seja, o perfil de cliente ideal que vai comprar com você.

Conhecer a sua persona é primordial para obter informações importantes, como:

  • Onde compra;
  • Quando compra;
  • Meios de comunicação que utiliza;
  • Gostos;
  • Necessidades.

Um fabricante de produtos para clarear madeira escura precisa de todas essas informações para investir nas estratégias certas de vendas e divulgação.

Formalizar o negócio

Muitos empreendedores trabalham de maneira informal, tendo como objetivo evitar pagamentos de impostos, mas esta não é uma boa ideia.

A informalidade pode trazer muitos problemas fiscais e prejudicar seu negócio, e não é necessário gastar muito para se formalizar.

Hoje em dia, você pode optar pelo enquadramento MEI (microempreendedor individual).

Montar um plano de negócios

O plano de negócios ajuda a organizar as informações sobre a empresa. Ele também guia suas atividades e detalha os itens necessários para os trabalhos.

Se o empreendedor precisar procurar uma instituição bancária para começar a empresa, também vai usar este documento, que vai apresentar um estudo de mercado, descrição do serviço, modelo de negócios e plano financeiro.

Montar um plano de negócios

Vantagens de empreender

Agora que você já sabe como começar a empreender e abrir um negócio de sua preferência, como uma empresa de limpeza de fachada acm, vamos mostrar quais são as vantagens do empreendedorismo. São elas:

Realizar um sonho

A primeira grande vantagem é poder tirar um projeto de vida do papel. Quando ele começa a ganhar forma, cresce de maneira saudável, desde que seja bem organizado pelo empreendedor.

Isso requer muito esforço, trabalho e dedicação, pois a relação entre o empreendedor e o negócio deve ser cultivada como uma relação entre pais e filhos.

Aprender com os próprios erros

Empreender também é uma forma de aprender constantemente, tendo em vista que é necessário se conscientizar sobre cada etapa do processo até que o negócio realmente ganhe vida.

O proprietário de um fabricante de grelha para churrasqueira está à frente dele, por isso vai aprender com todas as suas decisões, tanto as certas quanto as erradas.

O empreendedor não se dá por vencido quando sofre uma derrota, o que ele faz é passar por cima do problema e procurar uma solução viável.

O ponto empreendedor não procura culpados por qualquer situação não adversa e encara os erros como uma consequência de várias atitudes.

As pessoas podem errar e acertar, mas a maior preocupação do empreendedor é manter o foco.

Crescer constantemente

Encarar o desafio de ter uma empresa e colocar uma ideia em prática tem muito a ensinar, o que faz com que o indivíduo cresça pessoalmente e profissionalmente.

Se você abrir um fabricante de molde de areia para fundição, terá mais autonomia e independência, por isso, será menos limitado e mais aberto para o aprendizado.

O medo não faz parte da vida dessas pessoas, embora sejam prudentes e se conscientizem dos riscos daquilo que fazem.

Trabalhar com o que gosta

Quando os jovens iniciam sua jornada profissional, se deparam com uma realidade totalmente diferente daquela que sonharam um dia.

Eles precisam seguir regras e valores dentro de um ambiente que geralmente não abre espaço para a criatividade, o que faz com que muitas pessoas se frustrem ao longo do caminho.

Agora, se uma pessoa investiu em abrir uma empresa de insulfilm colorido porque entende e gosta desse assunto, vai se sentir muito mais completo e realizado.

Mas essa sensação não gera impactos positivos apenas na vida profissional, mas também na vida pessoal, beneficiando vários outros setores, como relacionamentos, saúde e assim por diante.

Trabalhar com o que se gosta faz qualquer indivíduo se sentir mais completo e com isso realizar projetos pessoais e encontrar aquilo que realmente faz sentido.

Considerações finais

Agora que você já sabe o que é empreender e como começar a fazer isso, está pronto para tirar a ideia do papel e começar a colocá-la em prática.

O empreendedor é uma pessoa que busca a inovação e está disposto a enfrentar riscos porque acredita em sua solução, por isso, consegue aproveitar todos os benefícios de empreender.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você conhece os benefícios da gestão de tempo

Você conhece os benefícios da gestão de tempo?

Você sabe o que é Autocad 3D

Você sabe o que é Autocad 3D?