in , ,

4 dicas para se destacar com vendas diretas

4 dicas para se destacar com vendas diretas

As vendas diretas são uma maneira de criar um negócio de baixo custo e bastante flexível, pois não é necessário gastar tanto com publicidade, evita diversas despesas e ainda ajuda a construir um relacionamento positivo com os clientes.

Trata-se de um modelo de distribuição e comercialização que oferece excelentes retornos para o vendedor e pode ser utilizado por meio de algumas estratégias.

Mas quando se ouve falar sobre essa modalidade, logo nos lembramos do marketing multinível.

Isso acontece porque eles possuem o mesmo tipo de divulgação e conversão, que nada mais é do que uma venda realizada de uma pessoa para outra, sem que para isso seja necessário um intermediário.

O consumidor pode comprar uma peça artesanal diretamente com o artesão que fabricou ou em uma loja, assim, o primeiro caso é uma venda direta, e o segundo é uma venda que acontece por meio de intermediário.

Por ser uma possibilidade de ter o próprio negócio, muitas pessoas se interessam pelas vendas diretas, mas antes de começar a trabalhar com elas, é importante entender um pouco mais sobre o assunto.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de venda direta, mostrar seus objetivos e dar algumas dicas para se destacar.

O que são vendas diretas

As vendas diretas são conceituadas por meio da distribuição e venda, realizadas por vendedores independentes, freelancers ou autônomos, que cuidam da comercialização dos produtos.

Pode ser praticado tanto por quem produziu a mercadoria quanto por um representante ou empreendedor, que coloque os produtos em estoque e venda para seu público.

Só que essas pessoas são diferentes dos funcionários de uma empresa que vende produtos para lavagem de sofá.

Eles não são vendedores contratados com carteira assinada, portanto, sua remuneração é exclusivamente a comissão.

Essas pessoas também têm a responsabilidade de cuidar de suas contribuições previdenciárias e enquadramentos fiscais, como no caso do microempreendedor individual (MEI).

Nesse contexto, os meios como as mercadorias são promovidas e os materiais utilizados com essa finalidade fazem parte da estratégia, por isso, são investimentos que devem ser incluídos no planejamento.

O empreendedor pode criar uma loja virtual para oferecer seus produtos na internet e divulgá-los em diferentes plataformas, como no caso das redes sociais.

Se criar um site, será responsável pela hospedagem e outros custos envolvidos.

O profissional que trabalha com vendas diretas precisa se atentar a diferentes fatores, dentre eles estão:

  • Estratégias de vendas;
  • Carga horária;
  • Canais de divulgação;
  • Público-alvo.

O que são vendas diretas

Dentro de uma empresa, essas questões são definidas diretamente pela marca, mas quando se trata de vendas diretas, a responsabilidade é do vendedor.

Objetivos da venda direta

Se um fabricante de equipamentos para clínica veterinária de emergência adotar essa modalidade para que outras pessoas possam trabalhar, vai alcançar vários objetivos, como:

Reunir registros de clientes

Quando a organização tem um banco de dados completo, com todas as informações sobre seus clientes, fica mais fácil se comunicar com eles e trabalhar as estratégias de marketing.

As vendas diretas possibilitam um contato direto com o cliente final, o que ajuda a entender melhor suas necessidades.

Por conta disso, se torna um excelente recurso para obter informações sobre os consumidores.

Aumentar as redes de contato

As estratégias de marketing de rede precisam fazer parte do planejamento da venda direta. Isso permite ter relacionamentos benéficos para quem vende e para quem compra, de modo a se comunicar melhor com as pessoas e aprender algumas dicas.

Sem falar no fato de que essa modalidade é uma ótima opção para aumentar os contatos, tanto com fornecedores quanto com consumidores finais.

Construir relacionamentos promissores

Uma das maiores vantagens desse tipo de vendas é que ele faz com que os clientes disponham de tempo para dar atenção aos vendedores.

Por conta disso, uma pessoa que vende equipamentos fotográficos para estúdios de ensaio newborn consegue criar um relacionamento duradouro.

Com isso, reconhece facilmente os pontos fortes e fracos e as necessidades do cliente.

Para facilitar ainda mais o processo, uma dica é sempre acompanhar os novos clientes em potencial para logo conseguir construir um relacionamento e fidelizá-los com mais facilidade.

Aumentar a confiança nos produtos

Vendedores que confiam nos produtos que vendem e na capacidade que possuem de atender às necessidades dos clientes, naturalmente conseguem vender mais.

Por meio de uma boa estratégia de venda direta, quem estiver na linha de frente precisa conhecer o produto a fundo, pois é por meio dele que as negociações vão acontecer.

Melhorar as habilidades de vendas

Por fim, as vendas diretas também têm como objetivo melhorar as habilidades de negociação, e com isso criar relacionamento duradouro com os consumidores.

Ao longo do tempo, o vendedor direto de um fabricante de prensas hidráulicas consegue desenvolver um negócio de sucesso.

Por essa razão, a venda direta ajuda a conquistar mais consumidores e faz com que os profissionais atuantes se tornem especialistas naquilo que fazem.

Dicas para ter sucesso com as vendas diretas

Agora que você já sabe o que são vendas diretas e quais são os seus objetivos, vamos mostrar de que maneira essa metodologia pode ser trabalhada, para que você tenha muito mais sucesso. São elas:

1. Conhecer o seu público-alvo

A primeira dica é básica para qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

É indispensável saber quem é o seu público porque ele é formado por pessoas que possuem características em comum e se interessam pelos produtos.

Para saber quem são elas, considere o perfil dos clientes que já compram com você. Procure saber informações como gênero, preferências, classe social, idade e assim por diante.

1. Conhecer o seu público-alvo

Depois de reunir todas essas informações, o vendedor direto de um fabricante de piso autonivelante vai personalizar as soluções e dialogar muito melhor com os potenciais clientes.

2. Definir um objetivo

Se tem uma coisa que não funciona para nenhuma empresa é atirar para todos os lados, e a única coisa que isso provoca é o comprometimento de seu desempenho.

O objetivo vai orientar tudo o que você precisa fazer para vender mais, assim sendo, procure defini-lo da maneira mais clara possível.

Pense no que você deseja alcançar ao investir em venda direta, pois saber exatamente o que você quer vai ajudar a manter o foco e a motivação.

Não vai existir alguém cobrando por resultados, mas, mesmo que isso pareça muito bom, saiba que a ausência de um chefe exige muita responsabilidade e compromisso.

O sucesso depende exclusivamente do seu empenho, portanto, estabeleça uma meta e se esforce para alcançá-la, mirando em algo real, tangível e que realmente faz diferença na sua vida.

Não importa se você quer construir uma banheira spa em casa ou aumentar a renda, ter um objetivo é crucial para o seu sucesso.

3. Ter contato com os clientes constantemente

Se você não tiver contato com as pessoas constantemente, dificilmente vão se lembrar de você, e isso é ainda mais importante quando se trata de vendas diretas.

A base dessa estratégia é o contato pessoal e manter um bom relacionamento com a carteira de clientes ajuda a aumentar a confiança dos consumidores em você e naquilo que você vende.

Organize uma agenda no seu celular e mande mensagens personalizadas no dia do aniversário dessas pessoas ou quando tiver alguma novidade.

Se alguém comprou bateria tracionária moura, também é interessante falar com ele para saber o que achou, se está satisfeito, se tem alguma dúvida e assim por diante.

O vendedor precisa se mostrar interessado pelas necessidades dos consumidores, pois isso ajuda a posicioná-lo como referência e faz com que seja lembrado quando eles precisarem comprar novamente.

4. Ter um bom estoque

Ter os produtos à pronta entrega faz toda a diferença para quem trabalha com vendas diretas, por isso, não se esqueça de garantir que aqueles itens com grande saída estejam disponíveis em seu estoque.

Existem muitos vendedores dessa área que são procurados de última hora quando alguém precisa presentear outra pessoa.

Se você atua em algum segmento desse tipo, não se esqueça de colocar os itens mais procurados nessas ocasiões.

Só que além de ter um estoque com tudo o que um chaveiro precisa para trabalhar com chave codificada para moto, é necessário ter um bom sistema que ajude a fazer esse controle.

São ferramentas que mostram o que está parado, o que está saindo muito, o que precisa ser reposto, dentre outras informações para melhorar a qualidade do seu serviço.

Considerações finais

As vendas diretas são uma excelente opção para quem quer trabalhar, fazer os próprios horários e não depender da supervisão de um chefe.

Mais do que isso, é uma forma de ter o próprio negócio, aumentar os seus lucros e escolher um segmento de mercado que você realmente goste.

Gostou de nossas dicas sobre vendas?

Então não perca a oportunidade de conhecer o nosso curso de vendas gratuito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe o que é Autocad 3D

Você sabe o que é Autocad 3D?

Afinal, o que é brainstorming

Afinal, o que é brainstorming?