in ,

Informática Básica: Tudo o que você precisa saber

Informatica Básica

 

Estamos na era da informação instantânea e ter conhecimentos quanto a informática básica, tecnologia e meios de comunicação se tornou vital para nos mantermos atualizados quanto aos acontecimentos e mudanças que acontecem todos os dias ao redor do mundo.

Quando falamos em informática básica, estamos nos referindo as mais variadas formas de comunicação e tecnologia que temos disponíveis hoje.

Não só acessar aos aplicativos de mensagem e redes sociais, o mercado de trabalho exige conhecimentos específicos e básicos de informática que são utilizados amplamente pela maioria das empresas atualmente.

Já há bastantes tempo, as empresas substituíram e modernizaram seus processos, procedimentos e metodologia de controle de forma a torná-las mais rápidas, eficientes e assertivas.

Essas modificações e modernizações se fizeram, principalmente, pelos avanços da tecnologia e o advento da internet.

A internet permitiu avanços na comunicação e a globalização de informações, dados e trabalhos. Se antes as empresas precisavam de dias para que um documento ou informação chegasse ao seu destino, atualmente isso acontece em questão de segundos.

Porém, antes que o deslocamento e o envio de informações ganhasse essa velocidade, as atividades rotineiras também ganharam velocidade, agilidade e qualidade com conhecimentos de informática básica.

Esses atributos, com o passar dos anos, deixaram de ser um diferencial e há um bom tempo são considerados essenciais para a longevidade e sustentabilidade de muitos negócios.

Quem deseja se manter, retornar ou entrar no mercado de trabalho, seja qual for a área de atuação, cargo ou planos de carreira, é fundamental ter conhecimento sobre informática básica, seus benefícios e seus desdobramentos no mundo atual.

Informática básica e o mercado de trabalho.Informática básica e o mercado de trabalho

O mercado de trabalho atual está cada vez mais agressivo e competitivo, por isso para se manter ativo no mercado de trabalho é muito importante investir em qualificações e conhecimentos que sejam aplicáveis e úteis no maior número de cargos e empresas.

Independente de qual for a sua condição atualmente, os conhecimentos em informática básica podem te ajudar a melhorar o seu cenário ou modificá-lo completamente.

A informática básica está presente no nosso dia a dia e em quase todas as nossas atividades e compromissos. Hoje, é possível resolver tudo pela tela do nosso computador ou celular.

Além disso, para quem está fora do mercado de trabalho atualmente, até para conseguir uma oportunidade de entrevista ou emprego é necessário um conhecimento mínimo em informática básica, seja para redigir um currículo e carta de apresentação ou para garantir que poderá executar as atividades solicitadas pelo cargo e função.

No ambiente corporativo, por exemplo, é fundamental ter conhecimento dos aplicativos de informática básica mais comuns, como editor de textos, planilhas e montagem de apresentações e seminários. Além de conseguir pesquisar e navegar pela internet nos assuntos que forem pertinentes.

A grande maioria das empresas, do setor público ou privado, também já contam com a utilização de sistemas de controle próprios e para trabalhar com esses sistemas e aplicativos é fundamental que conheça o funcionamento de sistemas similares.

Para quem ainda acredita que os cargos contemplados por concursos essa exigência não se aplica está muito enganado. Atualmente, inclusive, nas provas de concursos já contemplam algum conhecimento em informática básica.

Sem contar que alguns processos seletivos, principalmente no setor privado, contam também com provas que evidenciem o conhecimento em informática básica e a condição de aprendizado para conhecimentos mais específicos do setor ou da empresa.

Informática básica e desenvolvimento pessoal.Informática básica e desenvolvimento pessoal.

Como já vimos, a informática básica está presente em, praticamente, todas as áreas de atuação, setores e funções no mercado de trabalho, mas se isso não é suficiente para te convencer em conhecer esse universo, viemos te mostrar que o seu crescimento pessoal também pode ser alavancado através disso.

Atualmente, somos muito dependentes da tecnologia, seja pelo acesso a redes sociais, para conhecimento abrangente de assuntos que nos interessem, para estudar e para entretenimento também.

Quando você acessa a sua rede social, por exemplo, você utiliza de algum conhecimento prévio de informática básica. Da mesma forma, quando você precisa fazer algum trabalho da escola ou algum relatório profissional.

Como já falamos anteriormente, até para se apresentar no mercado de trabalho é necessário ter algum conhecimento de informática básica, para redigir sua apresentação e mostrar a sua carreira de forma organizada e com qualidade.

Mas, se você atua como autônomo, independente da profissão, ter conhecimentos de informática básica também pode te auxiliar nos processos, procedimentos e controles de forma ágil e eficiente, garantindo mais tempo hábil para dedicar às atividades que realmente agregam valor ao seu negócio.

Quando falamos de entretenimento, atualmente, nosso lazer também precisa de alguma conhecimento de informática básica. Seja para nos deslocarmos pelos lugares, acessar eventos, ou até mesmo assistir a um filme ou a nossa série favorita.

Quando falamos da nossa vida acadêmica, é fundamental ter conhecimento de informática básica. Seja qual for o seu nível de instrução, para fazer um trabalho, apresentar resultados e sua pesquisa, a informática básica vai te ajudar e muito nesse processo.

Um dos aplicativos mais utilizados na informática básica, para publicações, catálogos e informações, é a extensão PDF.

Informática básica em PDF.Informática básica em PDF

Quando redigimos nossos trabalhos e arquivos nos aplicativos comuns disponibilizados pela maior parte das empresas, corremos o risco de termos a formatação corrompida caso a apresentação ou o destinatário não siga as mesmas configurações que foram utilizadas durante a criação.

Por isso, é fundamental ter conhecimento de informática básica para compartilhar esses documentos e arquivos com uma extensão PDF.

A extensão PDF garante que as informações e formatações não serão perdidas no ato do envio, além de preservar a originalidade do arquivo.

A extensão PDF pode ser gravada ao salvar o arquivo, promovendo uma cópia em aplicativo editável e uma cópia em arquivo não editável, o PDF.

Para quem fornece conteúdo pela internet, essa é uma extensão importante para evitar fraudes e golpes, porém não garante que tais eventos não vão ocorrer, infelizmente.

Além disso, os aplicativos de extensão PDF possuem outras diversas funcionalidades e aplicações que podem ser exploradas pelo usuário, mas para isso é preciso ter conhecimentos mais profundos de informática básica e outros aplicativos.

Seja qual for o seu objetivo em aprender mais sobre informativa básica e suas aplicações, a melhor forma de começar é através de cursos, atualmente também já disponíveis na modalidade online, de forma prática e didática.

Cursos de informática básica online.Cursos de informática básica online

A modalidade de educação à distância tem ganhado cada vez mais adeptos pelas inúmeras vantagens que apresenta tanto para os alunos quanto para as instituições.

Para as instituições de ensino, passou a ser possível alcançar os mais variados públicos em qualquer lugar que essas pessoas estejam.

A maioria dos cursos é possível ter uma adaptação para quem deseja aprender mas não consegue, não pode ou não quer ter o compromisso de estar na estrutura física de ensino regularmente.

Os cursos de informática básica são um bom exemplo disso, pois, mesmo à distância, o aluno pode exercitar e visualizar o conteúdo, além de poder colocar seus conhecimento teóricos em prática sempre que quiser.

Os cursos de informática básica online podem ser encontrados para diversos níveis e objetivos. Existem cursos que abordam os assuntos mais gerais de forma sucinta e objetiva para garantir que os alunos tenham o conhecimento necessário para avançar.

Existem também os cursos mais específicos sobre algum aplicativo ou focados em alguma área de atuação.

Para quem já possui ensino superir e atua na área de informática, existem também cursos de informática online para especializações e certificações, que oferecem um conhecimento mais detalhado de determinado assunto ou área.

Como escolher o curso de informática básica online.Como escolher o curso de informática

Ao optar pela modalidade de educação à distância, é importante saber que você irá encontrar uma enorme quantidade de oferta de cursos, com valores e objetivos diferentes.

Por isso, o primeiro passo é ter certeza quanto ao seu objetivo pessoal em fazer um curso de informática online. Com esse primeiro filtro, você consegue reduzir as opções entre as quais deverá decidir.

Em seguida, busque pelas instituições de ensino que tenham maior prestígio e melhor reputação no mercado, que seja associadas a abed por exemplo. . Infelizmente, ainda existem muitos eventos de fraudes e golpes.

Você pode conferir se a instituição está de acordo com às suas necessidades e expectativas, buscando pela opinião de alunos e ex-alunos. Além disso, você também pode entrar em contato com a própria instituição e tirar suas dúvidas.

Uma das vantagens que os cursos de informática online têm em relação aos cursos presenciais é a questão do preço cobrado. Isso porque, como não contam com uma estrutura física de ensino, os custos que a instituição tem são reduzidos e por isso o valor cobrado ao aluno pode ser menor.

Aqui em nossa instituição Certificado cursos online disponibilizamos diversos cursos na área de informatica GRÁTIS , basta CLICAR AQUI, e escolher o cursos desejado.

Vantagens em escolher os cursos de informática online.Vantagens em escolher os cursos de informática online.

Além da vantagem financeira dos cursos de informática online, listamos outras três vantagens da educação à distância em geral.

  1. Flexibilidade.

Nos cursos online, é você quem decide o seu ritmo e horário de estudo. Por isso, é preciso ter disciplina, pois a cobrança é menor mas a responsabilidade continua a mesma.

Você pode retomar, revisar ou avançar os conteúdos conforme se sentir confortável, dedicar seu tempo conforme a sua agenda lhe permitir e atender às atividades da forma que for mais confortável para você.

  1. Mobilidade.

Os cursos de informática online podem ser acessados de qualquer lugar que tenha internet disponível, não sendo necessário que o aluno de desloque frequentemente para uma instituição de ensino para assistir às aulas e cumprir com as atividades propostas.

Com os avanços da tecnologia, é possível, inclusive, fazer isso pelo celular de onde o aluno estiver. Garantindo assim mais mobilidade e agilidade no processo de aprendizagem

  1. Interação.

Nos cursos presenciais, para interagir com seus colegas e participar dos debates você precisa estar fisicamente presença na hora em que eles acontecem. Já nos cursos de informática online, essas interações acontecem no ambiente online e ficam registradas nele.

Por isso, mesmo que você não consiga acessar o ambiente online no mesmo momento que seus colegas e professores, poderá fazer a sua contribuição em outro momento.

Além disso, você pode tirar suas dúvidas e fazer suas perguntas no momento em que elas surgem, de forma instantânea, de onde estiver.

Existem muitas outras vantagens e benefícios em optar pelos cursos de informática básica online, porém é importante alertar que, assim como os cursos presenciais, é preciso atender à exigências com responsabilidade.

Exigências dos cursos de informática online.

  1. Pontualidade.

Não é porque você não precisa comparecer fisicamente à instituição e que pode escolher o seu ritmo de estudo que você poderá deixar suas obrigações e responsabilidades de lado.

Nos cursos de informática online, você também precisa cumprir com suas atividades e tarefas dentro do prazo definido, e, para isso, é preciso ter disciplina e organização.

  1. Disciplina.

Para cumprir com a agenda de compromissos prevista nos cursos de informática online é preciso ter disciplina, para manter os conteúdos em dia e cumprir todas as atividades dentro do prazo definido.

Nos cursos online, você não tem um professor ou colega para te chamar a atenção quando você se distrair, por isso é preciso se organizar para atender às exigências.

  1. Organização.

Organização.Organização.

Organize seu tempo, sua agenda e seu espaço de estudo. Da mesma forma que você faria para atender à um curso presencial, organize-se para que, frequentemente, você acesse os conteúdos e atenda às atividades, além de interagir e participar dos debates e discussões.

Desenvolver esses hábitos garante que você absorva todo o conhecimento necessário e as habilidades propostas pelos cursos de informática online.

Lembre-se do quanto esses conteúdos podem te ajudar nas suas atividades e compromissos diários.

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Ficaremos felizes em ajudar.

Você gostou?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Aprender inglês online

A importância de Aprender inglês online

Guia completo sobre curso de AutoCad grátis

Guia completo sobre curso de AutoCad grátis