in

O que Faz um Auxiliar Administrativo?

O que Faz um Auxiliar Administrativo

O que faz um Auxiliar Administrativo? Ainda mais, você sabe qual a função do Auxiliar Administrativo? É sobre isso e mais que falaremos no artigo de hoje. Então, continue comigo e saiba mais sobre essa profissão!

Certamente você já encontrou vagas de Auxiliar Administrativo por aí. No entanto, muitos consideram esse cargo como um tipo de “faz tudo” nos negócios. Portanto, é essencial enfatizar o que o Auxiliar Administrativo realmente faz.

Essa posição, sim, é uma das mais comuns em empresas e escritórios de vários segmentos. Mas existem algumas características importantes que determinam o dia a dia do profissional. 

Então, que tal conhecê-las para ver se você tem o perfil para essa carreira de sucesso? Citaremos quais são essas características e habilidades nos tópicos a seguir.

Como bônus extra, no final da leitura você também vai conhecer quais áreas mais buscam auxiliares administrativos, e quais competências podem te colocar à frente dos concorrentes na luta por uma vaga. Preparado? Então vamos lá!

O que faz um Auxiliar Administrativo (1)

O que Faz um Auxiliar Administrativo?

Em primeiro lugar, para aqueles que desejam seguir carreira na profissão, é preciso saber qual a função do Auxiliar Administrativo. Além disso, o papel deste profissional é muito importante para o trabalho das empresas.

Você sabe o porquê? Porque ele é o profissional com a função de dar suporte a diversos setores. Ou seja, com isso ele se torna essencial em toda equipe de negócios.

Portanto, vamos ao conteúdo sobre a função do Auxiliar Administrativo:

  • O que faz um Auxiliar Administrativo?
  • Quais as atividades de um Auxiliar Administrativo?
  • Como o é o progresso na carreira?
  • Habilidades e competências do Auxiliar Administrativo;
  • Qual é o piso salarial?

O que Faz um Auxiliar Administrativo?

Qual é a função do Auxiliar Administrativo? O Auxiliar Administrativo é um profissional que trabalha em vários departamentos, principalmente em escritórios. Assim ele se torna parte fundamental para o bom funcionamento da rotina do setor.

Em vários casos, o Auxiliar Administrativo faz parte de todas as equipes, mas com descrições diferentes. Muitas vezes, para começar basta ter o ensino médio completo. 

Mas para se desenvolver na carreira, o profissional precisa investir em cursos complementares e graduação. De forma bem breve, essa é a definição de o que faz um Auxiliar Administrativo.

Quais as Atividades de um Auxiliar Administrativo?

Sabendo o que faz um Auxiliar Administrativo, quais atividades ele desempenha? Considerado o “braço direito” dos gestores, o Auxiliar Administrativo tem a função de executar os procedimentos administrativos da empresa.

Pela importância da função, o Auxiliar Administrativo precisa ser uma pessoa ética e confiável. Ainda mais, que seja capaz de trabalhar com informações confidenciais da empresa. Normalmente, esses profissionais levam os clientes a conhecerem os setores do negócio. 

As atividades e função do Auxiliar Administrativo são:

  • Pagamento e recebimento de contas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Entrada de dados nos sistemas;
  • Criar relatórios;
  • Envio e recebimento de mensagens;
  • Elabora planilhas;
  • Arquivo de documento;
  • Atendimento a fornecedores e clientes (pessoalmente, por telefone ou e-mail);
  • Suporte no fechamento de caixa;
  • Monitoramento de inadimplentes.

Dependendo do tamanho da empresa e do setor, a função do Auxiliar Administrativo terá menos ou mais dessas tarefas, que são as principais solicitadas. 

Portanto, como não há uma rotina definida, o Auxiliar Administrativo precisa ser flexível e disposto para novas experiências. Assim, o sucesso na carreira é garantido!

O que faz um Auxiliar Administrativo (1)

Como é o Progresso na Carreira?

Como já sabemos o que faz um Auxiliar Administrativo, como é o progresso na carreira? As principais oportunidades de carreira como Auxiliar Administrativo, são:

  • Analista administrativo;
  • Assistente Financeiro;
  • Analista Financeiro.

Os estudantes de administração geralmente iniciam suas carreiras como Auxiliares Administrativos. Ou seja, as oportunidades de crescimento são muitas dependendo da formação acadêmica e da experiência do profissional.

Habilidades e Competências do Auxiliar Administrativo

Sendo um profissional que lida com prazos curtos, trabalhos de vários setores e diversos tipos de informações e documentos, a função do Auxiliar Administrativo são muitas. Portanto, ele precisa ter algumas habilidades e competências essenciais.

Entre elas estão:

  • Atenção aos detalhes;
  • Capacidade de se comunicar com o público;
  • Ser dinâmico;
  • Boas relações interpessoais;
  • Discrição;
  • Bom senso no gerenciamento de tempo;
  • Ser organizado;
  • Ser confiável;
  • Boa memória;
  • Saber lidar com pessoas de diferentes perfis;
  • Facilidade com contas;
  • Tranquilidade para agir sob pressão.

A propósito, algumas delas são de grande importância e são considerados pelas empresas como primordiais. A capacidade de se concentrar é uma das mais importantes. 

Porque distrações podem levar o profissional a cometer um erro que resulte em prejuízos. Como você pôde ver, a função do Auxiliar Administrativo engloba vários setores de uma empresa.

Organização, Disciplina e Dinamismo 

Acima de tudo, ter organização e disciplina permitem que o auxiliar atue com mais eficiência e facilidade com planilhas, arquivos digitais e físicos. Dessa forma, ele cumpre suas funções com mais dinamismo.

Quando se trata de o que faz um Auxiliar Administrativo, o dinamismo é outra característica muito importante, mas por que? Porque o Auxiliar Administrativo é um profissional que trabalha em diferentes setores.

Isso significa que ele deve ser dinâmico para cumprir suas funções e tomar as medidas necessárias para realizar suas atividades, sem aguardar ordens.

Qual é o Piso Salarial?

A quantia média inicial paga para a função do Auxiliar Administrativo é de R$ 1.200,00, mas isso também depende do tamanho da empresa. Esse valor pode parecer pouco. 

Mas para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho e querem ganhar experiência para conseguir posições mais altas, esse é um passo importante. Após ingressar na profissão, você terá várias oportunidades de progresso na carreira.

Concluindo…

Hoje vimos mais a fundo o que faz um Auxiliar Administrativo. A função do Auxiliar Administrativo tem grande demanda no mercado e, normalmente, várias pessoas conseguem o primeiro emprego através dessa função.

No entanto, embora alguns iniciem suas carreiras somente com o ensino médio, as empresas preferem contratar estagiários que estão estudando ou que se formou em uma universidade.

Então, se você deseja obter uma vantagem competitiva ao se candidatar nesse emprego, o indicado é estudar bastante. Portanto, um conselho é que você faça um  curso de assistente administrativo e comece a entrar em contato com a profissão. Em nosso site temos um excelente curso de assistente administrativo CLIQUE AQUI, e aproveite.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

o que é informatica

O que é Informática ? Qual a Sua Origem?

tcc-importancia

O que é TCC? E qual a importância dele para a sua carreira?