in , ,

Afinal, o que é brainstorming?

Afinal, o que é brainstorming

Brainstorming é uma estratégia usada para promover soluções, por meio de uma reunião onde todos os membros de uma equipe compartilham ideias e soluções para uma necessidade da empresa.

Traduzido como “tempestade de ideias”, costuma ser usado por empresas dos mais variados segmentos e portes quando estão diante da necessidade de criar um projeto, resolver um problema, entre outras situações.

Ter capacidade para tomar decisões é uma qualidade muito importante para qualquer pessoa, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional. Mas, dentro de uma companhia, essa habilidade é fundamental para sua competitividade.

Algumas pessoas conseguem se decidir com mais facilidade, quando não, podem recorrer a técnicas que estimulam pensamentos estratégicos e ajudam a encontrar soluções criativas e eficientes, para diversas necessidades.

É justamente, por isso, que organizações dos mais variados tipos procuram reunir os colaboradores sempre que possível para que todos exponham suas ideias e como resolveriam determinado problema.

Só que não adianta apenas reunir essas pessoas, é fundamental adotar boas práticas ao aplicar essa metodologia.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de brainstorming, dar dicas para colocá-lo em prática e mostrar algumas de suas vantagens. Acompanhe.

Entenda o conceito de brainstorming

Brainstorming é uma técnica utilizada para o compartilhamento de ideias de maneira espontânea, tendo como objetivo encontrar soluções para o problema e aumentar a criatividade do time.

Mas, para funcionar, é necessário que ele conte com uma quantidade maior de participantes, preferencialmente, um grupo formado por pessoas ativas na organização, mas que tenham perspectivas diferentes.

Este é o principal pilar da técnica, e se uma empresa de lavagem de tapetes residenciais quiser ser bem-sucedida, precisa manter o foco na quantidade e não apenas na qualidade.

Em outras palavras, é fundamental abrir mão de pré-julgamentos e evitar críticas durante o surgimento das ideias. Às vezes, elas parecem ser ineficientes, como se não devessem ser levadas em conta, no entanto, podem ser o ponto de partida.

Depois, a equipe consegue construir pensamentos mais aprofundados até encontrar a solução que procuram. Só que a liberdade de ideias não deve ser confundida com falta de foco e objetivo.

Pelo contrário, os participantes precisam saber qual problema precisam solucionar ou o tipo de projeto que se reuniram para desenvolver. Depois da tempestade de ideias, as melhores opções são extraídas e aplicadas em forma de estratégia.

Trata-se de uma abordagem relaxada e informal, que ajuda a resolver problemas por meio de um pensamento lateral. 

As pessoas são encorajadas a demonstrar pensamentos que, em um primeiro momento, podem parecer infundados.

Entenda o conceito de brainstorming

Muitas ideias que surgem no brainstorming de uma empresa de instalação de interfone residencial podem ser transformadas em soluções originais e criativas para determinada situação.

Da mesma forma, outras pessoas podem surgir com linhas de raciocínio diferentes, e tudo isso ajuda os colaboradores a encontrar maneiras criativas e desenvolver melhor a maneira de pensar.

Para se ter uma ideia da eficiência do brainstorming, ele faz parte do cotidiano das pessoas mais criativas. Se você tiver um objetivo bem definido, fica mais fácil reunir os envolvidos e encontrar uma solução apropriada.

Como fazer brainstorming

Agora que você já sabe o conceito de brainstorming, chegou o momento de saber como colocá-lo em prática. Em primeiro lugar, garanta que todos os participantes cheguem preparados à reunião.

Eles precisam ser comunicados com antecedência sobre o tipo de reunião que será realizada, principalmente sobre o problema que precisam resolver, com isso, já podem chegar munidos de algumas ideias e alimentar a criatividade.

O ambiente onde a reunião vai acontecer precisa ser agradável, bem iluminado e arejado. Depois de providenciar esses pequenos ajustes, chegou o momento de trabalhar algumas estratégias. São elas:

Apresentar o problema para a equipe

Quando todos estiverem reunidos no ambiente adequado, vocês podem começar o brainstorming. 

Primeiro, o gestor de uma clínica de limpeza de pele profunda cravos vai apresentar o objetivo de estar em todos ali.

Não se esqueça de abordar todos os pontos relevantes, sem deixar passar nada, e conforme a sessão se desenrola, procure manter o foco no problema principal. É comum que o assunto se desvie para temas secundários e isso prejudica o resultado.

Saber moderar a discussão

Saber moderar a discussão significa abrir espaço para que todos possam contribuir e que as ideias sejam propostas, conforme a reunião evolui. Com isso, todos os participantes podem apresentar suas ideias e incluir informações.

Mas, para organizar a linha de raciocínio, não deixe que os participantes exponham suas opiniões de uma vez. A conversa precisa ser dinâmica e isso vai favorecer soluções que viabilizam o projeto.

Anotar tudo

Tome nota de tudo o que for dito, até mesmo de ideias que parecem muito absurdas, assim, fica mais fácil avaliar as implicações e depois selecionar o que realmente serve.

Para facilitar seu trabalho, o gestor de uma clínica especializada em rinoplastia calo ósseo pode pedir que outro participante faça os registros enquanto ele mantém um debate focado e produtivo.

Não condene ideia

Um dos maiores erros durante uma sessão de brainstorming é condenar algumas ideias, nem o gestor e nem os demais participantes podem fazer isso.

Lembre-se de que você está reunindo pessoas com pontos de vista diferentes, e elas também se diferenciam pela abordagem do trabalho e suas personalidades.

Condenar uma ideia pode desviar o foco da conversa e até mesmo inibir a participação de outras pessoas. Desde o início da sessão, incentive os participantes a manterem a mente aberta.

Também peça para que eles façam uma avaliação cuidadosa de tudo o que for dito, e para finalizar, evite outras atitudes negativas, como:

  • Interromper o fluxo criativo;
  • Tornar a conversa uma palestra;
  • Permitir conflitos;
  • Interromper o brainstorming.

Colocar todas essas estratégias em prática e evitar esses erros vai ajudar um fabricante de piso epóxi autonivelante a encontrar a solução que procura e ainda ter acesso a muitas vantagens.

Não condene ideia

Vantagens do brainstorming

A princípio, encontrar uma solução pode parecer algo mais fácil de se fazer sozinho, ou menos conflituoso, mas o trabalho em grupo ajuda a debater ideias e a encontrar soluções que sozinho você não teria pensado.

O brainstorming possibilita que todos mostrem de que maneira fariam um projeto ou solucionariam uma questão, e isso traz muitas vantagens para a organização, como:

Evita preconceitos

Pode até ser mais eficiente resolver um problema ou ter uma ideia sozinho, mas isso não possibilita acessar questionamentos e contrapartidas de convicções, preconceitos e opiniões.

Se uma empresa de tratamento de óleo de transformador convidar outras pessoas para mostrarem sua visão, as chances de encontrar uma solução totalmente diferente e inovadora são muito maiores.

O gestor pode administrar diferentes particularidades se tiver um bom grupo de participantes, e a presença de ideias diferentes vai fazer com que todos se disponham a considerar novas possibilidades.

Ajuda a explorar o intercâmbio de ideias

Essa estratégia traz a oportunidade de explorar ideias próprias e dos colegas, e esta é a verdadeira essência do brainstorming.

Para gerar uma grande quantidade de soluções inovadoras, nada melhor do que debater e estudar todas elas de uma só vez.

O funcionamento é muito simples, pois um dos membros da equipe de um fabricante de bateria 150 amp vai apresentar uma ideia ou solução e o restante ajuda a desenvolver o conceito.

Traz diferentes perspectivas

É difícil fazer tudo sozinho e essa dificuldade não deve ser encarada como um problema, na verdade, precisar da ajuda de outras pessoas é uma forma até mesmo de unir ainda mais os profissionais.

Lembre-se de que você não vai se reunir com qualquer pessoa, na verdade, são outros colaboradores que trabalham com você, mas que possuem pensamentos diversos e diferentes pontos de vista.

Mais do que isso, é uma forma de constatar que existe um problema e que as ideias vindas por meio deles podem ajudar a solucioná-lo.

Por isso, procure reunir pessoas de diferentes áreas e com históricos distintos, pois isso vai aumentar ainda mais a variedade de ideias e experiências.

Mais ideias em menos tempo

Por fim, quanto mais ideias uma empresa de monitoramento residencial 24 horas gerar, mais chances de que elas sejam muito boas.

Durante uma sessão de brainstorming, os participantes podem expor uma série de pensamentos rapidamente e a ideia de um pode ser inspirada pela ideia de outro. É a dinâmica do grupo que vai ajudar a encontrar a solução necessária.

Considerações finais

Sendo assim, existe uma máxima que diz que duas cabeças pensam melhor do que uma e o brainstorming é uma prova disso.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e todas as vantagens que é capaz de trazer para a companhia, por meio de soluções inteligentes e inovadoras.

 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

4 dicas para se destacar com vendas diretas

4 dicas para se destacar com vendas diretas

Departamento pessoal dicas para realizar boas contratações

Departamento pessoal: dicas para realizar boas contratações