Curso de Nr 5 Básico – Introdução a Cipa

Capa do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA

Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA Grátis – 20 Horas

O nosso Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA é Grátis  e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA, do nosso portal é válido somente para:

  • Extensão Universitária;
  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 5, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 5 Básico – Introdução à CIPA, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade como técnico em segurança do trabalho, conforme instruções do MTE.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 5 Básico – Introdução à CIPA, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é o certificado do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA:

Certificado do Curso de NR 5 Básico - Introdução à CIPA

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA:

  • CIPA – O que é e suas atribuições legais.
  • Como é a estrutura organizacional de uma CIPA numa empresa?
  • Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA.
  • Objetivos da Norma
  • Acidentes de Trabalho
  • Constituição da Comissão
  • Organização da Comissão
  • Atribuições da Comissão
  • Funcionamento da Comissão
  • Treinamento da Comissão
  • Processo Eleitoral (Eleição da Comissão)
  • Contratantes, Contratadas e Disposições Finais
  • Uso do PDCA na CIPA
  • Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA
  • Mapa de Risco
  • Anexo – QUADRO I – Dimensionamento de CIPA
  • Anexo – QUADRO II – Agrupamento pelo CNAE
  • Anexo – QUADRO III – CNAE com o Dimensionamento de CIPA
  • Anexo – Modelos de Documentos

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA Grátis | Porque Fazer?

Curso de NR 5 Básico - Introdução à CIPA

Neste Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA abordaremos sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Trataremos sobre a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, com o objetivo de tornar mais compatível e permanentemente o trabalho da preservação da vida e da promoção da saúde do trabalhador.

Este presente curso tem o objetivo de levar ao aluno uma base sobre como funciona a comissão dentro de uma empresa, e abordaremos desde as suas atribuições legais, estrutura, objetivos, etc.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

CIPA – O que é e suas atribuições legais

Nesta primeira parte do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA você verá que esta norma estabelece obrigatoriedade das empresas públicas e privadas em organizar e manter uma comissão interna que será constituída por representantes dos empregados e do empregador.

A NR 5 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, dentro dos artigos 163 a 165 do Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Como é a estrutura organizacional de uma CIPA numa empresa?

Veremos aqui que a estrutura da CIPA será composta pelos seguintes cargos: Presidente, Vice-presidente, Secretário e suplente.

Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA

Nesta unidade do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA você verá que esta Norma dispõe ao empregado promover para todos os membros da CIPA, titulares e suplentes, inclusive ao secretário e seu substituto, em horário de expediente normal da empresa, um curso sobre prevenção de acidentes do trabalho, com carga horária mínima de dezoito horas, obedecendo a um currículo básico.

Objetivos da Norma | Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA

Objetivos da Norma

A CIPA tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças que são decorrentes do trabalho, com o objetivo de tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA deve abordar as relações entre a pessoa e o trabalho, com o objetivo de melhoras dentro das condições de trabalho com a finalidade de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Acidentes de Trabalho

Abordaremos nesta etapa do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA quatro subtítulos: conceito legal, caracterização do acidente do trabalho, procedimentos em caso de acidente do trabalho e causas de acidentes de trabalho.

Constituição da Comissão

Veremos aqui que a CIPA é obrigatória para todas as empresas que possuam empregados com vínculo de emprego.

A ampliação das questões relativas à CIPA para as categorias de trabalhadores que não estão enquadrados dentro das formatações dos vínculos de emprego, em especial aos servidores públicos.

Organização da Comissão

Analisaremos aqui que a CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

Atribuições da Comissão

Atribuições da Comissão

A CIPA terá por atribuição:

  •         Cabe ao empregador fornecer aos membros da CIPA os meios necessários ao desempenho de suas atribuições, garantindo tempo suficiente para a realização das tarefas constantes do plano de trabalho.
  •         Cabe aos empregados:
  •         Cabe ao Presidente da CIPA
  •         Cabe ao Vice-Presidente
  •         O Secretário da CIPA terá por atribuição

Funcionamento da Comissão

Neste momento do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA você verá que a CIPA deverá seguir um calendário previamente estabelecido. Pois a situação pode gerar algumas autuações, no caso da fiscalização comparecer ao estabelecimento na hora marcada e verificar que não haverá reunião.

Porém, caso a CIPA não possa observar o calendário, por motivos justificados, a empresa deverá encaminhar um comunicado contra recibo aos membros da CIPA e guardá-los para apresentação oportuna à fiscalização.

Treinamento da Comissão

O treinamento da comissão deverá ser repetido quando o trabalhador for novamente indicado ou reeleito ou mesmo quando o indicado ou eleito já houver feito o curso anteriormente, em outro estabelecimento ou em outra empresa. O curso deve ser realizado para cada membro de cada mandato da CIPA.

Processo Eleitoral (Eleição da Comissão)

Neste capítulo do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA você verá que compete ao empregador convocar eleições com o objetivo de escolher os representantes dos empregados na CIPA, no prazo mínimo de sessenta dias antes do término do mandato em curso.

Contratantes, Contratadas e Disposições Finais

Contratantes, Contratadas e Disposições Finais

Veremos aqui que quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviços, considera-se estabelecimento, para fins de aplicação desta NR, o local em que seus empregados estiverem exercendo suas atividades.

Uso do PDCA na CIPA

Nesta etapa do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA você verá que o PDCA é uma ferramenta de gestão de grande importância no mundo moderno. Veremos neste tópico do curso sobre como usar esta ferramenta dentro da implantação da CIPA.

Uso do 5W2H para o Plano de Ação na CIPA

Abordaremos aqui sobre o 5W2H, ele é uma ferramenta de gestão que vai permitir documentar e estratificar com detalhes os processos produtivos dentro das empresas. Ele é uma ferramenta que, além de definir e organizar claramente as ações para se pôr em prática, é também uma maneira para criar soluções de problemas já identificados. Sendo uma ferramenta de planejamento, organização, execução e controle de ações, mas que pode ser usada por diferentes profissionais e pessoas e para distintos objetivos.

Mapa de Risco

Veremos nesta lição do Curso de NR 5 Básico – Introdução à CIPA que os mapas de riscos serão a representação gráfica dos riscos de acidentes dentro de diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco.

Anexos

Nestas últimas quatro unidades do Curso abordaremos alguns quadros com o objetivo específico de melhorar o seu conhecimento sobre o assunto nesta Norma.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Capa do Curso de NR 5 Básico - Introdução à CIPA

Detalhes do Curso

  • Leituras 19
  • 831091
  • Duração 20 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 179
  • Certificado R$49,90
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *