Curso de Nr 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

Capa do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria Grátis – 20 Horas

O nosso Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria é Grátis  e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria, do nosso portal é válido somente para:

  • Extensão Universitária;
  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 12, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma  NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade como técnico em segurança do trabalho, conforme instruções do MTE.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é o certificado do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria:

Certificado do Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria:

  • Apresentação da Norma NR12
  • Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho
  • Estrutura da NR 12
  • Pontos importantes da NR 12
  • Princípios Gerais
  • Arranjo Físico e Instalações
  • Instalações e Dispositivos Elétricos
  • Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada
  • Sistemas de Segurança
  • Dispositivos de Parada de Emergência
  • Meios de Acesso Permanentes
  • Componentes Pressurizados
  • Aspectos Ergonômicos nos Trabalhos em Máquinas e Equipamentos
  • Riscos Adicionais
  • Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos
  • Sinalização
  • Manuais
  • Procedimentos de trabalho e Segurança
  • Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título e exposição
  • Capacitação
  • Outros Requisitos Específicos de Segurança
  • Disposições Finais
  • Anexos I a III
  • Anexo IV – Glossário
  • Anexo VI – Máquinas para Panificação e Confeitaria
  • Mapeamento de Riscos na Panificação
  • Elaborando o Mapa de Risco
  • Riscos Mais Comuns Encontrados Na Padaria
  • Análise dos Riscos Encontrados Na Padaria
  • Bibliografia/Links Recomendados

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria Grátis | Porque Fazer?

Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

O Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria busca lhe ensinar sobre os aspectos ergonômicos desta área, você verá sobre os riscos mais comuns que são encontrados em padarias e confeitarias.

Indicamos este presente curso para os profissionais que vão atuar com máquinas para panificação e confeitaria e os profissionais que buscam atualização sobre o assunto, e para os profissionais que têm interesse em conhecer mais sobre segurança no trabalho em máquinas para panificação e confeitaria.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

Apresentação da Norma NR12

A primeira parte neste Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você entenderá que este curso visa ensinar o básico sobre a norma regulamentadora NR 12 do MTE, que tem por finalidade a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos industriais.

Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho

Abordaremos aqui que o Brasil ocupa uma posição nada agradável quando o assunto é sobre acidentes de trabalho. O Brasil se encontra na 4ª posição global do ranking de acidentes com óbitos.

Estrutura da NR 12

Nesta unidade do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você verá que esta norma está estruturada de forma que possa ser mais facilmente compreendida e aplicada.

Analisaremos aqui os 18 tópicos mais importantes e seus 12 anexos.

Pontos importantes da NR 12

Pontos importantes da NR 12

A NR 12 trata sobre a Proteção do Trabalhador sobre o uso de máquinas e equipamentos e de várias características associadas.

Todo o empregador deve garantir as melhores condições e as medidas seguras de trabalho, como: proteção coletiva e individual, administração e organização do trabalho.

Princípios Gerais

Abordaremos nesta etapa Curso de NR12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria os princípios gerais que constituem o NR 12.

Arranjo Físico e Instalações

O assunto que trataremos aqui fala exclusivamente sobre o arranjo físico e das instalações das máquinas e equipamentos.

Veremos aqui que cada item especifica como deve ser feito.

Instalações e Dispositivos elétricos

Analisaremos aqui que as instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser totalmente projetadas e mantidas como o objetivo de prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR 10.

Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada

Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada

Nesta lição do curso você compreenderá que os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que:

  1. a) não se localizem em suas zonas perigosas;
  2. b) possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;
  3. c) impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
  4. d) não acarretem riscos adicionais; e
  5. e) não possam ser burlados.

Sistemas de Segurança

Todo o trabalhador deve conhecer as zonas de perigo das máquinas e equipamentos, elas devem possuir sistemas de segurança, que serão caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

Dispositivos de Parada de Emergência

Nesta unidade do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você verá que as máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, para que possam evitar algumas situações de perigo latentes e existentes.

Meios de Acesso Permanentes

Todas as máquinas e equipamentos devem possuir em si acessos permanentemente fixados e seguros em todos os seus pontos de operação.

Componentes Pressurizados | Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

Componentes Pressurizados

Analisaremos aqui que devem ser adotadas medidas adicionais de proteção das mangueiras, das tubulações e dos demais componentes pressurizados que estarão sujeitos a eventuais impactos mecânicos e outros agentes agressivos, quando houver risco.

Aspectos Ergonômicos nos Trabalhos em Máquinas e Equipamentos

Você verá aqui que as máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos e mantidos com observância em alguns aspectos que você lerá aqui.

Riscos Adicionais

Nesta unidade do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você verá que para fins de aplicação desta Norma, devem ser considerados alguns riscos adicionais.

Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos

Abordaremos aqui que as máquinas e equipamentos devem ser submetidos à uma manutenção preventiva e corretiva, de forma determinada pelo fabricante, e deve ser conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.

Sinalização

Sinalização

Todas as máquinas e equipamentos devem possuir sinalização de segurança com o objetivo de advertir os trabalhadores e terceiros sobre todos os riscos a que eles estão expostos.

Manuais

As máquinas e equipamentos devem sempre possuir manual de instruções, que deve ser fornecido pelo fabricante ou importador, e deve conter todas as informações relativas à segurança em todas as fases de utilização.

Procedimentos de trabalho e Segurança

Veremos aqui que devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, com descrição detalhada de cada tarefa, de cada passo a passo, a partir da análise de risco.

Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título e exposição

Neste momento do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você verá que o projeto deve levar em conta toda a segurança intrínseca das máquinas ou dos equipamentos durante as fases de construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação, desmonte e sucateamento por meio das referências técnicas indicadas nesta Norma.

Capacitação

Capacitação

Todos os trabalhadores envolvidos dentro da operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação adequada que será providenciada pelo empregador, e essa capacitação abordará os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias.

Anexos I a III

Você verá aqui que este anexo busca estabelecer referências de distâncias sobre a segurança e requisitos para máquinas e equipamentos em geral.

Anexo IV – Glossário

Este capítulo do curso visa conceituar sobre as formas simples e objetivas das principais máquinas e equipamentos que estão ligados com a norma NR 12.

Anexo VI – Máquinas para Panificação e Confeitaria

Você verá que este Anexo estabelece alguns requisitos específicos sobre a segurança para máquinas de panificação e confeitaria.

Mapeamento de Riscos na Panificação

Mapeamento de Riscos na Panificação

Nesta etapa do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria você verá que segundo Sivieri, criar o Mapa de Riscos vai reunir todas as informações necessárias com o objetivo de estabelecer a análise de situação da segurança e da saúde no trabalho na empresa, e assim possibilitando a sua elaboração, a permuta e divulgação de informações entre os trabalhadores, e estimulando a sua participação dentro das atividades de prevenção.

Elaborando o Mapa de Risco

Antes de criar um mapa de risco será necessário conhecer todo o processo de trabalho no local analisado, deverá compreender as especificações dos trabalhadores como: número, sexo, idade, treinamentos profissionais, saúde e jornada..

Análise dos Riscos Encontrados na Padaria

Nesta última unidade do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Máquinas Para Panificação e Confeitaria abordaremos os seguintes assuntos: risco químico, riscos ergonômicos, risco físico e risco de acidentes.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo ocultar
Capa do Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Máquinas para Panificação e Confeitaria

Detalhes do Curso

  • Leituras 30
  • 828553
  • Duração 20 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 179
  • Certificado R$49,90
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *