Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde
Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde Grátis – 55 Horas
O nosso Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde Online é Grátis e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.
O Certificado de Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde Online, do nosso portal é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:
- Horas extracurriculares
- Atividades Complementares
- Enriquecer seu currículo
- Avaliações de empresas
- Processos de recrutamento e seleção;
- Concursos Públicos
- Provas de títulos
- E muito mais…
Veja como é o certificado do Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde:
OBS. Se seu objetivo com esse Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde é o certificado CLIQUE AQUI e saiba mais.
CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS
Conteúdo programático do Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde:
- A infecção relacionada à assistência à saúde
- Principais infecções relacionadas à assistência à saúde
- Vigilância Epidemiológica
- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
- Programa de Controle de Infecção Hospitalar
- Os serviços de saúde
- Segurança dos profissionais de saúde
- Imunização dos profissionais de saúde
- Os resíduos dos estabelecimentos de saúde
- A história e as leis que regem o controle de infecção
- Prevenindo infecções
- Cuidados com os instrumentos
- A limpeza do ambiente
- Medidas preventivas de infecção (relacionada à assistência à saúde)
- Precauções para os profissionais de saúde
- Higienização das mãos
- Bibliografia
CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS
Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde Grátis | Porque Fazer?
O Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você estudará sobre as infecções relacionadas com à assistência à saúde. Aqui você compreenderá sobre as infecções e como evitá-las.
Apresentaremos sobre os agentes infecciosos, as infecções hospitalares e as medidas de prevenção. Abordaremos sobre o assunto de limpeza, desinfecção e a esterilização dos equipamentos.
Se você se interessar pelo curso continue neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.
Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.
A infecção relacionada à assistência à saúde
Nesta primeira parte do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você entenderá que as infecções são doenças causadas por microorganismos que entram no corpo do ser humano, eles causam sérias consequências à pessoa.
A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, IrAS, é uma infecção que vai ocorrer no período de internação do paciente. E esse conteúdo você estudará nesta primeira unidade do curso.
Principais infecções relacionadas à assistência à saúde
Há inúmeras infecções que são adquiridas devido a internação ou a um procedimento feito em estabelecimento de saúde.
Aqui serão citadas as principais infecções de acordo com os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.
Vigilância Epidemiológica
Nesta etapa do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você verá que a Vigilância Epidemiológica (VE) é definida por um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento de qualquer mudança dentro dos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
O SUS é o responsável pela Vigilância Epidemiológica. A epidemiologia aborda questões sobre saúde e as doenças da população.
Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
Definimos o CCIH como o órgão que tem a função de prestar assistência às autoridades dos hospitais, e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde.
Existem diversas ações que vêm sendo feitas para controlar e diminuir as infecções hospitalares. Com o objetivo de cumprir com o que diz as referidas portarias, os hospitais devem constituir uma CCIH.
Programa de Controle de Infecção Hospitalar
Neste capítulo do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde veremos que o Programa de Controle de Infecção Hospitalar, o PCIH, foi elaborado pela CCIH, e representa um conjunto de ações desenvolvidas, deliberadas e sistematizadas, com o objetivo de redução máxima da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.
Segurança dos profissionais de saúde
Os profissionais e pacientes têm uma grande exposição ao risco de contrair alguma doença. E por isso é imprescindível pensar nas maneiras de não contrair as doenças.
Os estabelecimentos de saúde devem desenvolver um Programa de Biossegurança e divulgar a todos os profissionais da instituição.
Imunização dos profissionais de saúde
Neste momento do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você entenderá que imunização significa prevenir os profissionais de saúde das doenças infecciosas.
A imunização tem grande objeto na proteção do profissional e para as pessoas com quem ele tem contato, além de interromper a disseminação de doenças e de surtos hospitalares.
Os resíduos dos estabelecimentos de saúde
Os estabelecimentos de saúde geram muito lixo, e muitos deles são perigosos para a população. Existem materiais cortantes, resíduos de material orgânico, remédios, seringas usadas, ampolas de vidro quebradas, entre outros dejetos.
O descarte correto desse tipo de lixo pode evitar a contaminação dos próprios profissionais da saúde, da população geral e preservar o meio ambiente.
A história e as leis que regem o controle de infecção
As preocupações com as infecções relacionadas com à assistência à saúde, as IrAS, existem no Brasil há um tempo. Após um grande desenvolvimento da industrialização do Brasil e relatos de surtos de doenças causadas por micro-organismos resistentes à penicilina, um grande antimicrobiano.
A limpeza do ambiente | Curso De Controle De Infecção Em Serviços De Saúde
Neste tópico do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você verá que os ambientes dos estabelecimentos de saúde têm muito contato com diversas pessoas doentes e existe uma grande rotatividade de funcionários.
As áreas que ficam úmidas, sujas e empoeiradas são as que têm uma maior concentração de micro-organismos. E por esse motivo é necessário um cuidado redobrado com a limpeza dos estabelecimentos de saúde.
Medidas preventivas de infecção (relacionada à assistência à saúde)
Existem infecções que têm um tratamento difícil, portanto, quanto maiores medidas de prevenção adotadas, melhor o controle das infecções.
Há regras para prevenir as infecções, e existem regras específicas para cada infecção.
Precauções para os profissionais de saúde
Os profissionais de saúde, são grandes transmissores de microorganismos causadores de infecções por ter um contato com os pacientes enfermos,
E as precauções que os profissionais devem tomar podem ser classificadas em padrão e de contato.
Higienização das mãos
Nesta última unidade do Curso de Controle de Infecções em Serviços de Saúde você entenderá a importância da higienização das mãos.
Higienizar as mãos adequadamente e frequentemente é uma medida simples e de grande importância para evitar e diminuir a transmissão de doenças
Bibliografia
Aqui será apresentado algumas recomendações de livros e de links.
Eles servirão para melhorar os seus conhecimentos, além de revisar tudo o que foi visto ao longo do curso.
Então, depois de termos analisado o que será abordado, o que você acha de se inscrever e começar a estudar com a gente?
6 Comentários
Sem me esforçar encontrei erros de português no comentário da Dinalva.👏🏻👏🏻👏🏻
Amei os cursos ???
boa noite ,tenho uma sugestao a fazer, sobre o conteudo do curso ; e que tem muito erro de portugues no conteudo e isso .
muito bom conteudo
Muito bom espero que venha me ajudar com um novo trabalho ..
muito bom esse site gostei muito. Parabéns pelo conteúdo 🙂