Curso de Filosofia da Educação

CAPA DO Curso de Filosofia da Educação

Curso de Filosofia da Educação Grátis – 40 HORAS

O nosso Curso de Filosofia da Educação é Grátis, Online e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O CERTIFICADO de conclusão de Curso de Filosofia da Educação Básico do nosso portal é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:

Veja como é a frente do certificado de conclusão do Curso de Filosofia da Educação:

CERTIFICADO DO CURSO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de Filosofia da Educação é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso de Filosofia da Educação:

  • Introdução
  • O Sentido da Filosofia para a Educação
  • A concepção de Educação
  • Educação e Senso Comum
  • Tendências Pedagógicas e a Pedagogia Progressista
  • Pedagogia liberal
  • Pedagogia Progressista
  • Síntese Histórica da Filosofia
  • Em busca de uma melhor educação
  • Conhecimento Indutivo
  • As correntes filosóficas: Racionalismo
  • Empirismo inglês
  • Criticismo kantiano- Immanuel Kant (1724-1804)
  • Marxismo – Karl Heinrich Marx (1818-1883)
  • Fenomenologia
  • Existencialismo
  • Pragmatismo e o Neopragmatismo
  • Estruturalismo
  • Reflexão Final
  • Bibliografia/Links Recomendados

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de Filosofia da Educação Grátis | Porque Fazer?

Curso de Filosofia da Educação

O Curso de Filosofia da Educação aborda um campo da filosofia que está totalmente focado na reflexão dos processos educativos.

Os principais estudos que esta área da filosofia estuda são as práticas educacionais e as teorias pedagógicas.

A filosofia dentro do contexto escolar, tem grande importância para o acesso aos saberes sociais, pois estes saberes constituem os instrumentos para o desenvolvimento, a socialização, e ao exercício da cidadania e a atuação no sentido de reformular os conhecimentos, as imposições de crenças e valores.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

Introdução

Nesta primeira parte do Curso de Filosofia da Educação veremos que a filosofia dentro da educação tem a finalidade de capacitar sobre a questão do senso de debate dos alunos.

A filosofia consiste na experiência com o conceito, que é algo importante que o jovem deve estudar, e assim ele possa reproduzir o seu pensamento.

O Sentido da Filosofia para a Educação

O ensino filosófico para as crianças, adolescentes e jovens dentro da educação deve contribuir para a formação de uma consciência crítica, abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão que estão presentes em todas as relações sociais da vida, manifestadas por ideologias e convenções.

A concepção de Educação

Aqui você verá que o papel da filosofia da educação é o de questionar, sobre estranhar as coisas e buscar dizê-la de uma forma diferente do senso comum, como forma de apreender e compreender a realidade na totalidade do mundo.

Educação e Senso comum

Educação e Senso comum

Nesta unidade do Curso de Filosofia da Educação você verá que o senso comum da consciência filosófica significa passar de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista a uma concepção totalmente unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada.

Tendências Pedagógicas e a Pedagogia Progressista

Utilizaremos o esquema que será fornecido pelo professor Georgeocohama, e poderemos dividir as tendências pedagógicas entre a Pedagogia liberal e a Pedagogia progressista.

Pedagogia liberal | Curso de Filosofia da Educação

Veremos aqui que a pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de capacitar os alunos sobre como eles devem desempenhar os papéis sociais, que são totalmente baseados nas aptidões individuais.

Pedagogia Progressista

Analisaremos aqui que a pedagogia progressista é um termo que é utilizado para designar as tendências que sustentam as finalidades sócio-políticas da educação.

Síntese Histórica da Filosofia

Síntese Histórica da Filosofia

Aqui usaremos o livro de Marilena Chauí, o Convite à Filosofia como base para realizar esta síntese que é constituída de uma colagem de fragmentos.

Em busca de uma melhor educação

Nesta etapa do Curso de Filosofia da Educação abordaremos sobre como deve ser o meio de buscar uma melhor educação. Veremos as ideias de alguns filósofos.

Conhecimento Indutivo

Abordaremos aqui que toda a intuição pode ser definida na compreensão global e instantânea como uma verdade, de um objeto ou de um fato.

As correntes filosóficas: Racionalismo

Veremos aqui que os filósofos racionalistas atribuem à razão a um papel determinante para a construção do conhecimento.

Os grandes filósofos racionalistas procuraram sempre explicar sobre o conhecimento como algo exclusivo da razão.

Empirismo inglês

Empirismo inglês

Aqui você verá que o filósofo inglês John Locke foi um dos principais representantes do empirismo inglês.

O empirismo afirma ser da experiência sensível que obtemos todos os nossos conhecimentos, que são constituídos e controlados pelas experimentações sucessivas.

Criticismo kantiano- Immanuel Kant (1724-1804)

Neste momento do Curso de Filosofia da Educação abordaremos sobre o sistema filosófico de Immanuel Kant. Ele disse que desenvolveu uma filosofia transcendental na qual expõe a crítica que se submete com a razão humana com o objetivo de indagar as condições que tornam possível o conhecimento a priori.

Marxismo – Karl Heinrich Marx (1818-1883)

Definimos o marxismo como um pensamento que tem a finalidade de unir a teoria com a prática social através das práxis em que o homem enfrentaria os problemas da sua existência concreta através de uma relação dialética entre o homem e a natureza, na qual o homem, ao transformar a natureza com seu trabalho, transforma a si mesmo.

Fenomenologia

A Fenomenologia é definida como uma metodologia ou um modo de pensamento filosófico, e ele retoma sobre a importância dos fenômenos, os quais devem ser estudados em si mesmos.

Existencialismo

Existencialismo

Veremos aqui que o existencialismo é uma corrente filosófica com alguns pontos de ancoragem dentro da ideologia de Kierkegaard.

Todos os existencialistas não têm um pensamento unificado, dividem-se por várias escolas, nomeadamente, as de Jaspers, Gabriel Marcel, Sartre.

Pragmatismo e o Neopragmatismo

Nesta unidade do Curso de Filosofia da Educação você verá que o Neopragmatismo, que é algumas vezes chamado de pragmatismo linguístico, é um termo filosófico recente que é utilizado para denominar a filosofia que reintroduziu nos conceitos do pragmatismo.

Estruturalismo

Definimos o estruturalismo como uma corrente de pensamento dentro das ciências humanas que se inspirou no modelo da linguística e que compreende a realidade social a partir de um conjunto que é considerado elementar de dentro das relações.

Reflexão Final

Nesta última unidade do Curso de Filosofia da Educação abordaremos algumas considerações finais sobre o curso.

E essas considerações terão grande influência dentro da reflexão sobre o curso.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado cursos online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Certificado Cursos Online
A Certificado Cursos Online é uma empresa especializada em ensino à distância que trabalha pela valorização do conhecimento, oferecemos cursos classificados como livres, de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Estamos decididos a encontrar sempre a melhor maneira de difundir conceitos e técnicas de forma eficiente para alunos de todo o Brasil, disponibilizando conhecimento de qualidade de forma gratuita. Os cursos online com certificado são a melhor opção para você se desenvolver e desenvolver-se é a chave da evolução. Evolução constante é a chave para o sucesso.

Oferecemos Cursos Livres de Qualificação Profissional Gratuitos e de alta qualidade. Nossos cursos são legalizados, conforme Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação).

Temos alunos matriculados em todos os Estados do Brasil. Nosso Certificado é válido em todo o território nacional. Somos associados à ABED "Associação Brasileira de Educação a Distância”.

Desejamos a todos, bons estudos e muito sucesso!
CAPA DO Curso de Filosofia da Educação

Detalhes do Curso

  • Leituras 20
  • 282859
  • Duração 40 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 1888
  • Certificado R$49,90
  • Critérios de avaliação Sim

    1 Comentário

  1. Maria Taciane Santos
    20/03/2020
    Responder

    Curso maravilhoso! Aguardando o certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *