Categorias: Artigos

Procurando cursos para horas complementares ?

Se você está em busca de cursos para horas complementares, atividades complementares prontas, o nosso portal certamente poderá te ajudar nessa missão.

Aqui no nosso site você terá acesso a mais de 288 opções de cursos, todos contando com certificado de horas compolementares válido que você pode usar na comprovação de horas extracurriculares.

Os nossos cursos com certificado para horas complementares abrangem as mais diversas áreas.

Aqui você poderá encontrar cursos para horas complementares nas seguintes categorias:

  1. Comunicação e Vendas;
  2. Construção Civil, 
  3. Contabilidade e Finanças, 
  4. Cursos de Administração, 
  5. Direito
  6. Educação, 
  7. Gastronomia, 
  8. Idiomas, 
  9. Informática, 
  10. Meio Ambiente, 
  11. Música, 
  12. Nutrição,  
  13. Odontologia,  
  14. Psicologia, 
  15. Recursos Humanos, 
  16. Saúde & Bem Estar, 
  17. Segurança do Trabalho, 
  18. Turismo e Hotelaria, 
  19. Veterinária

Não perca tempo, é rápido e fácil!

Se você já tem conhecimento sobre o assunto basta escolher o curso de complementação desejado, realizar a prova final e obter uma nota igual ou superior a seis.
Tendo sido aprovado, você poderá emitir o certificado de conclusão no valor de R$49,90.

O certificado de horas complementares é disponibilizado em minutos após aprovação de seu pagamento e estará disponível na área do aluno em formato exclusivamente digital (PDF). Importante, nós não enviamos o certificado via correios.

Acesse agora mesmo nossa aba de cursos com certificado para horas complementares CLICANDO AQUI.

Indice do conteúdo:

O que são as horas complementares?

O nome oficial das horas complementares é, segundo o Ministério da Educação (MEC), atividades complementares. O nome por si só é bastante intuitivo – são atividades que o aluno, principalmente de graduação, precisa realizar em complemento à sua graduação para a obtenção do grau.

O estabelecido pelo MEC é que a carga máxima de atividades complementares não ultrapasse 20% da carga horária total do curso; assim, o total de atividades complementares exigida varia de curso para curso e de instituição para instituição.

Qual a função das atividades complementares?

As horas extracurriculares não devem ser observadas apenas como uma obrigação. Estas atividades têm por objetivo contribuir para a formação do indivíduo, já que expõe o mesmo a aprendizados e experiências diferenciadas.

O intuito é contribuir para uma educação integrativa, que dê ao aluno conhecimentos culturais, sociais, criativos e principalmente profissionais em atividades correlatas ao seu curso de complementação.

Em outras palavras, as atividades complementares servem para enriquecer o currículo do aluno, além de permitir que ele se exponha à sociedade, facilitando a criação de redes de contatos.

Quais tipos de atividades complementares costumam ser aceitas pelas instituições de ensino?

Existem três grandes categorias de atividades complementares – ensino, extensão e pesquisa. Também há uma divisão secundária, mais simples de ser entendida: atividades acadêmicas, científicas e culturais, sendo as duas primeiras as mais comumente aceitas para horas complementares em faculdades.

  • Atividades de ensino

As atividades de ensino possuem um nome já bem intuitivo: são as atividades que se relacionam com o compartilhamento de conhecimento. Um bom exemplo são as monitorias supervisionadas de disciplinas.

  • Atividades de pesquisa

Já as atividades de pesquisa também possuem um nome bastante indicador do que é feito. É onde o aluno atuará como pesquisador, na produção de conhecimento. Geralmente envolve o auxílio de um professor, aluno de pós-graduação ou pesquisador formado, na forma de iniciações, seja científica ou tecnológica. Produção de artigos, participação como ouvinte de atividades acadêmicas (ex.: bancas de pós-graduação, seminários, palestras) e afins.

  • Atividades de extensão

Já as atividades de extensão envolvem fazer uma ponte entre a academia e a sociedade. São as atividades que ajudam a difundir o conhecimento conquistado pelo aluno à sociedade. Geralmente são projetos sociais que a universidade mantém com comunidades ou as também chamadas “empresas júnior”.

Você agora pode estar se questionando “e realizar cursos entra em qual categoria?” e a resposta é: depende. Em muitos casos, ela vai ser alocada como atividade de extensão, mas alguns também podem ser alocados em atividade de pesquisa. É um pouco nebuloso e varia conforme a instituição.

Vale ressaltar que as atividades complementares muitas vezes contam com um número determinado de horas que podem ser descontadas para cada uma delas. Por exemplo, uma instituição pode dizer que você precisa de 300 horas complementares, sendo que atividades de ensino podem ser, no máximo, 40 horas (o que equivaleria, geralmente, a duas monitorias de disciplina). É preciso ver no regimento de seu curso e instituição esse tipo de limitação.

Apenas com cursos para horas complementares é possível garantir horas extracurriculares?

Esta é uma dúvida bastante comum, mas não, apenas a realização dos cursos para atividades complementares não é suficiente para validar suas horas extracurriculares. Isto se deve ao fato de as atividades complementares serem tarefas extras, realizadas fora da grade curricular comum do curso.

Sendo assim, para que haja a validação dos certificados de cursos para horas complementares, estas atividades devem estar de acordo com uma série de normas estipuladas pela própria instituição de ensino para o aceite dessas atividades complementares prontas.

A instituição de ensino cria suas normas internas com base na Lei 9.394/96, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/2001) e em conjunto com a Resolução CNE/CES 2/2007. Conforme estabelecido nessa legislação, aqueles que não cumprirem com as atividades complementares acabam tendo complicações e podem até mesmo sofrer impedimentos para pegar o diploma.

Regras para cumprir as horas complementares

Você já viu que as horas complementares dependem de uma série de normas para que sejam de fato cumpridas. Para isso, é fundamental que você siga alguns passos a fim de que seja possível garantir que os cursos realizados tenham validade.

Não esqueça que cada instituição possui seu próprio regulamento, mas apresentamos a seguir alguns itens que geralmente são úteis para todas as instituições:

  • Solicite junto à secretaria da instituição de ensino superior o manual de orientações para atividades complementares, porque nele constarão todas as regras e informações das quais necessita. Às vezes, o formulário de solicitação/validação de horas complementares é suficiente porque algumas instituições fazem o formulário com informações facilitando o preenchimento dele.
  • Garanta e guarde os seus certificados! O certificado é um documento fundamental para a comprovação das horas complementares realizadas.
    Esteja atento à comprovação de horas presente no certificado, pois este é um dado de extrema importância para converter em atividades válidas.
  • Compreenda que nem sempre a carga horária do curso será convertida por completo, uma vez que a instituição determina o número máximo de horas que podem ser descontadas por curso. Por exemplo, uma instituição permite até um máximo de 40 horas de cursos para horas complementares. Você pode realizar um curso de 60 horas, mas a instituição só vai contabilizar 40 horas complementares dessas 60.

Tendo estes dados em mente, certamente será muito mais simples passar pela comprovação das atividades complementares prontas. Mas não se esqueça! Cada universidade tem regras próprias! E, algumas vezes, as regras variam de curso para curso, esteja atento!

O que acontece se eu não entregar as horas complementares?

De forma geral, as atividades complementares são obrigatórias para a obtenção de grau. Dessa forma, não apresentar ou entregar o total de horas solicitadas implica no impedimento de colação de grau, salvo casos especiais. Esses casos especiais ainda são avaliados por comissão e precisam ser judicialmente acionados, do contrário não são válidos.

Ou seja: em praticamente todos os casos, se você não fizer e entregar as horas complementares você não poderá colar grau e retirar o seu diploma. Nossa dica é para que você não deixe para a última hora para fazer as suas atividades complementares!

Antecipe-se; faça uma atividade complementar por semestre e garanta suas horas complementares antes do final do curso.

Como conseguir as horas complementares

A forma de conseguir horas complementares é bastante simples – basta realizar atividades complementares. De acordo com o regimento interno da sua universidade e do seu curso, você precisará decidir que tipo de atividade complementar você irá realizar e complementar com outras caso necessário.

A seguir nós apresentaremos alternativas para você conseguir decidir que tipo de atividades você irá fazer.

Comprovando horas complementares via atividade de ensino

Para comprovar atividades de ensino, você precisa de um certificado específico. Imagine que você criou um curso e o publicou – o certificado irá informar que você ministrou o curso e informará a quantidade de horas envolvidas em aula. Geralmente não é computada as horas de preparação nesses casos.

Comprovando horas complementares por projeto de pesquisa

A categoria de pesquisa é muito interessante para acompanhar a área de extensão. Conforme comentamos anteriormente, para comprovar horas complementares em pesquisa, é necessário realizar alguma atividade de produção de conhecimento via pesquisa científica.

Isso é feito geralmente através de projetos de pesquisa. Não apenas um bom projeto de pesquisa, mas que a condução da pesquisa obedeça a todos os rigores do método científico e que seus resultados sejam publicados de alguma forma – seja apresentando cursos, participando de simpósios ou congressos ou, ainda, a mais popular e impactante no meio acadêmico: através da publicação de artigos científicos.

Cursos para Horas Complementares – Horas complementares de Extensão:

E, finalmente, uma das formas mais fáceis e rápidas para comprovar horas complementares é realizando cursos de extensão. Esses cursos para horas complementares podem ser na categoria Cursos Livres, podendo ser EAD. Só precisam estar ligados à sua área de formação.

Das categorias citadas anteriormente, a que mais nos interessa neste momento é certamente a das atividades de extensão. Isto porque é nela que podemos explorar as possibilidades advindas dos cursos para horas complementares, excelentes alternativas por serem conteúdos rápidos, práticos, de fácil acesso e que agregam muito ao currículo. Por meio deste conteúdo você pode se atualizar profissionalmente, desenvolver novas habilidades e de quebra ainda consegue convertê-lo em atividades complementares.

Uma excelente alternativa, não é mesmo? E, para ficar melhor ainda, aqui na plataforma você consegue encontrar mais de 300 opções de curso que te auxiliarão nesta tarefa como por exemplo:

Como obter o certificado de horas complementares?

Como vimos, os cursos só podem ser convertidos em horas complementares caso você obtenha um certificado válido. Entenda os passos necessários para emitir um certificado de cursos para horas complementares válido:

  1. Realize sua inscrição na plataforma clicando aqui para ter acesso aos cursos.
  2. Pesquise pelo curso de interesse, relacionado à sua área de estudo (clique aqui para ir à aba de cursos)
  3. Ao final do estudo do conteúdo realize a avaliação final, e ao obter pelo menos 60% de aprovação você terá o certificado liberado.
  4. Realize o pagamento da taxa administrativa de emissão do certificado (R$ 49,90).  Após a confirmação do pagamento, basta realizar o download do arquivo e imprimi-lo.
  5. A avaliação tem tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 160 minutos para conclusão, lembrando que o aluno pode realizá-la quantas vezes forem necessárias para ser aprovado.

Obs.: caso já saiba o conteúdo, você pode ir diretamente à avaliação, não necessitando passar pelo estudo do curso conforme estipulado pela LDB 9.394/96 através da Certificação de Conhecimentos Anteriores.

Como o certificado do curso para horas complementares é recebido pelo aluno?

Conforme dito no item 4 do tópico anterior, uma vez que você esteja apto a receber o seu certificado, ele ficará disponível na Área do Aluno, dentro da plataforma. Basta realizar o download e apresentar o seu certificado na instituição de ensino – ele estará totalmente válido para uso!

Quanto tempo demora a identificação do pagamento?

O pagamento da taxa para emissão do certificado pode ser feito de três modos: cartão de crédito, boleto bancário ou PIX. Em ambos os casos, utilizamos a intermediação do PagSeguro.

Quando o pagamento for feito por cartão de crédito, essa liberação depende da operadora do cartão. Mas geralmente costuma ocorrer poucos minutos após o pagamento.

Já quando o pagamento for via boleto bancário, essa liberação é um pouco mais demorada. O tempo médio varia de 24 a 48 horas para a confirmação.

Já o pagamento via PIX é semelhante ao do cartão de crédito. Assim que feito e verificado no nosso sistema, é liberado o certificado. Isso costuma demorar alguns poucos minutos.

No entanto, caso você necessite do certificado com urgência, você pode entrar em contato conosco clicando aqui.

Como é o certificado dos cursos de horas complementares?

Os nossos certificados são liberados para download em três partes: frente, verso e comprovante.

Na parte da frente constam as seguintes informações:

Veja o exemplo:

Já na parte do verso do certificado constam os seguintes dados:

  • Conteúdo programático do curso;
  • CNPJ da nossa instituição;

Por fim, o comprovante é composto pelas seguintes informações:

  • Nome do aluno
  • Nome do curso,
  • Carga horária,
  • Data de conclusão,
  • Nome e CNPJ da nossa instituição,
  • Assinatura e nome de nosso diretor,
  • Código de autenticidade para comprovar a autenticidade do certificado.

Vale a pena fazer cursos para horas complementares grátis com certificado grátis?

Neste artigo pudemos ver que os cursos para atividades complementares podem ser uma excelente forma para a comprovação de horas extracurriculares. No entanto, para que seja de fato benéfico você deve estar atento ao curso que pretende fazer. O curso deve ter comprovação e reconhecimento por parte da ABED, a fim de ser aceito.

Outro ponto importante é que você opte sempre por plataformas e empresas reconhecidas, que estejam em conformidade com a lei vigente. Assim será possível evitar dores de cabeça quando for comprovar as horas complementares na faculdade e terá a garantia de aprender valiosos conhecimentos no curso.

Nossos certificados são pagos porque nós buscamos oferecer algo que tenha relevância e possa ser usado para comprovação sem nenhum tipo de problema. Além disso, somos uma empresa privada e por isso necessitamos dos recursos para manter o funcionamento.

Faça como milhares de alunos e realize agora mesmo a sua inscrição em um de nossos cursos para atividades complementares!

Como colocar os cursos complementares no currículo?

É bem simples colocar os cursos no seu currículo. Primeiro, separe os que forem pertinentes para a sua formação. Adicione os em posições estratégicas – possui um curso de inglês? Coloque na parte de Idiomas. Possui cursos extras? Você pode colocar uma sessão de “cursos extracurriculares” e listá-los nessa parte. A regra de ouro é listar apenas os cursos importantes para a função que você quer ocupar!

Se ainda está com alguma dúvida sobre o assunto basta olhar o vídeo abaixo sobre “o que são atividades complementares para a faculdade”.

Compartilhar